Outdoor com Lula e vereador Paulo Juventude é vandalizado

O outdoor do vereador Paulo Juventude, em comemoração ao Dia do Trabalhador, com o presidente Lula e a ministra Marina Silva, foi vandalizado no último sábado (4 de maio) na Avenida Zito Garcia, Bairro Jardim Renê. O nome do vereador foi totalmente pichado e frases com cunho difamatório foram escritas no local.

Além dos ataques ao outdoor, o vereador também fez um boletim de ocorrência sobre um carro suspeito que o seguiu, também na última semana.

O vereador Paulo Juventude, conhecido por sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia, repudia veementemente o ataque e considera-o um ato de intolerância política.

“A liberdade de expressão deve ser protegida e promovida, e atos como esse não podem ser tolerados em nossa cidade.”, afirma o vereador. “Isso demonstra a fragilidade da democracia em nosso país e a necessidade de combatermos com firmeza a intolerância política. Acredito que a população de São Roque repudiará este ato covarde e que os responsáveis serão identificados e punidos.”

O vereador ainda ressalta que não existem ligações factuais que possam atribuir a autoria das duas ações que resultaram no boletim de ocorrência, mas espera que as autoridades competentes investiguem.

Contexto

No mesmo dia em que o outdoor foi instalado, o Partido dos Trabalhadores (PT) de São Roque emitiu uma nota condenando o outdoor, afirmando que “não aceitaremos esse tipo de postagem oportunista”.

Além disso, nos últimos meses, o vereador vem sendo atacado por grupos ligados ao PSOL e ao PT da cidade por integrar a base do governo Guto Issa. O vereador entende que a candidatura de Chumbinho (SD), apoiada pelo PT, foi pensada em aliança com o bolsonarista Cabo Jean (PL), apenas com o intuito de retirar votos progressistas que poderiam ir para o prefeito Guto Issa, reduzindo sua vantagem de votos em relação ao segundo colocado nas pesquisas, o vereador Cabo Jean.

Segundo o vereador, as pessoas que protagonizam esses ataques não representam o legado de luta que essas importantes legendas têm no Brasil e estão lá por puro oportunismo, não tendo identificação de fato com a agenda da esquerda.

Paulo Juventude é o vereador mais jovem do Estado de São Paulo. Foi eleito aos 18 anos e após assumir o mandato em 2021 passou a sofrer vários ataques e ameaças por defender políticas de isolamento social na pandemia. O vereador relata que os ataques tinham como alvo principal sua idade e seu estilo de cabelo crespo, volumoso e cacheado. “Entendo que o que ocorre hoje é muito similar aos mesmos métodos de violência política que o bolsonarismo sempre utilizou. Em uma política feita para apenas um perfil específico de cidadãos ocuparem posições de poder é natural que em meio a uma Câmara de 15 vereadores escolham o mais jovem, de esquerda e esteticamente distante do que se espera de um político tradicional entre eles para ser alvo de ataques. Trágico é que em meio a tantos bolsonaristas na Câmara Municipal, uma pseudo-esquerda burguesa se soma a esse movimento de ódio, escolhendo ter como alvo o único vereador de esquerda eleito em São Roque em cerca de 16 anos. Não dá para negar o impacto social que nosso mandato teve na cidade. Podemos visualizar um abismo entre a cidade sem um mandato progressista como o nosso e a cidade hoje” – finaliza o vereador.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.