PIB do Brasil cresce 3,4% em 2024, mas projeções para 2025 indicam desaceleração – O Democrata

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um crescimento de 3,4% em 2024, impulsionado pelos setores de serviços e indústria, segundo o IBGE. O resultado superou expectativas, mas ainda ficou abaixo da projeção de 4,1% esperada pelo mercado financeiro.

Para 2025, economistas preveem uma desaceleração da economia, com projeção de crescimento de 2,01%, conforme o Boletim Focus. Entre os fatores que podem impactar o cenário econômico estão o alto nível de gastos públicos, taxas de juros elevadas e políticas protecionistas dos EUA.

🔹 Gastos do governo e política fiscal: Especialistas apontam que os estímulos fiscais foram essenciais para o crescimento de 2024, mas o governo já enfrenta dificuldades para manter novas rodadas de incentivos devido ao déficit público e à necessidade de corte de gastos.

🔹 Taxas de juros em alta: Para conter a inflação, o Banco Central tem elevado a taxa Selic, que pode atingir 15% ao ano em 2025, tornando o crédito mais caro e reduzindo o consumo.

🔹 Impacto do cenário internacional: A política comercial dos EUA sob Donald Trump pode prejudicar exportações brasileiras, especialmente nos setores de aço, alumínio e manufaturados, além de pressionar o câmbio e aumentar a inflação.

Diante desse cenário, a economia brasileira deve passar por um período de ajuste, com crescimento mais moderado em 2025, reflexo da busca por equilíbrio fiscal e da influência do mercado externo.

Com informações do G1.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.