Plantão para realização da biometria obrigatória acontece neste sábado em São Roque

No próximo sábado (11), os cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo funcionarão em regime de plantão, com atendimento das 8h às 13h. O eleitor deve fazer agendamento na internet, para maior conforto. O atendimento em São Roque é realizado na Rua Rui Barbosa, nº 519 – Centro.

A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais e, assim, incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados.

Entre os participantes da ação, estão os 478 municípios em fase de biometria obrigatória. Estes reúnem quase 11,8 milhões de eleitores, dos quais somente 5,4 milhões (45,3%) realizaram o cadastramento das impressões digitais. Nessas cidades, o cidadão que não comparecer até o final do prazo estabelecido terá o título eleitoral cancelado. As datas de término variam entre agosto e dezembro deste ano.

Nas outras localidades em que haverá plantão, embora a biometria ainda não seja obrigatória, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto atendimento, no intuito de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura apenas 15 minutos aproximadamente.

O Estado de São Paulo tem o maior colégio eleitoral do país, com 33,3 milhões de eleitores. Desses, 16,4 milhões (49,3%) participaram do cadastramento biométrico até agora. A meta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a identificação de todo o eleitorado brasileiro já a partir das Eleições Gerais de 2022.