No último dia 10 de novembro, uma operação rotineira da Guarda Civil Municipal de Mairinque resultou na apreensão de diversas porções de substâncias ilícitas na Vila Barreto. Durante patrulhamento pela rua João Bueno, nas imediações da Escola Municipal Umberto Sperandio e do CRAS, os Guardas Civis Municipais (GCMs) observaram três indivíduos em atitude suspeita, carregando uma sacola.
Ao se aproximarem para abordagem, os GCMs questionaram os indivíduos sobre o conteúdo da sacola, sendo informados de que continha entorpecentes. Submetidos a uma revista pessoal, foram encontrados R$ 161,30 em dinheiro, um celular e, na sacola, um total de 42 porções de skunk (210,6g), 114 porções de cocaína (172,7g), 69 porções de maconha (247,6g) e 18 porções de lança-perfume (392,9g).
Dois dos abordados confessaram estar envolvidos na comercialização de drogas na região. Todos os envolvidos foram encaminhados ao Pronto Atendimento para exames clínicos e, posteriormente, à Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante delito. Eles permanecem à disposição da justiça para responder pelos crimes cometidos.