Operação “Para-raio” é instaurada em busca de criminosos que praticam sequestros na região

A Polícia Civil de São Roque, em decorrência da prática de uma série de roubos circunstanciados ocorridos na cidade e região, praticados com uso de armas de fogo, restrição da liberdade e torturas em face às vítimas, iniciou as investigações visando o esclarecimento dos fatos e as respectivas autorias denominando a operação como “Para-raio”.

A Polícia descobriu tratar-se de uma associação criminosa composta de no mínimo 5 integrantes, que realizavam os crimes arrebatando as vítimas e as levavam até um cativeiro na área rural de Cotia, onde permaneciam com sua liberdade restringida sob vigia de alguns ladrões enquanto outros saiam para realizar saques e compras com os cartões bancários e documentos das vítimas, que chegavam a ficar em poder dos criminosos por até 9 horas, inclusive sob ameaça de morte.

Segundo a Polícia, após a realização de diligências, identificou cinco suspeitos, que tiveram decretadas suas prisões temporárias em face aos autores. Foi determinada a busca e apreensão em dezenove locais, cujo cumprimento ocorreu nesta quinta-feira, (4), com o apoio de policiais das delegacias de Ibiúna, Mairinque, Araçariguama e do Grupo de Operações Especiais – GOE, bem como de policiais da Seccional de Sorocaba. A ação desencadeou-se a operação intitulada “PARA-RAIO”.

O cumprimento simultâneo aos mandados de busca e apreensão e as prisões nas cidades de Santos, Diadema, Itapevi, Cotia, Carapicuíba e Santana de Parnaíba, resultaram na localização e captura de dois dos autores da prática dos delitos investigados. E em decorrência dos cumprimentos dos mandados de busca, houve a prisão em flagrante de outros dois criminosos por tráfico ilícito de entorpecentes e posse irregular de arma de fogo, havendo ainda a captura de um criminoso procurado, condenado pelo crime de extorsão mediante sequestro.

A investigação começou ano passado a partir do roubo na casa do vereador Rafael Tanzi em Maylasky. A polícia descobriu que parte da quadrilha praticou o roubo na casa do vereador, além de outros roubos.

Cativeiro em Cotia / foto: Polícia Civil de São Roque

Outros crimes

Em decorrência da operação “Para-raio”, foram colhidos elementos, onde se constatou que dois dos procurados pela prática dos crimes de roubos circunstanciados ocorridos na cidade de São Roque, também foram os responsáveis pelo roubo do veículo marca/modelo BMW/X1, ocorrido na cidade de Mairinque no dia 01 de junho, cujo corpo da vítima fora localizado no dia 03 de junho na cidade de Cotia/SP.

As investigações prosseguem visando a localização dos demais autores dos delitos.

Imagem cedida pela Polícia