A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação Copia e Cola, que investiga um suposto esquema de corrupção e desvio de recursos públicos da saúde em Sorocaba (SP). O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) é um dos alvos da ação, que também apura crimes como lavagem de dinheiro, peculato e fraudes em licitações.

Segundo as investigações, iniciadas em 2022, uma Organização Social (OS) contratada pela Prefeitura de Sorocaba estaria envolvida em irregularidades na execução de serviços de saúde. A apuração revelou indícios de lavagem de capitais por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias.
Mais de 100 agentes federais cumpriram 28 mandados de busca e apreensão em diversas cidades paulistas, como Sorocaba, São Paulo, Santo André e Osasco, além de Vitória da Conquista (BA). A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 20 milhões em bens dos investigados e proibiu a OS de firmar novos contratos com o poder público.
A ação ocorre poucos dias após Rodrigo Manga anunciar sua intenção de disputar a Presidência da República em 2026, caso o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tente a reeleição em São Paulo.
Entre os crimes investigados estão:
- Corrupção ativa e passiva
- Peculato
- Lavagem de dinheiro
- Fraude em licitação
- Contratação ilegal
A operação reforça os esforços da PF no combate a esquemas de corrupção em contratos públicos, especialmente na área da saúde, setor crítico e sensível para a população.
Com informações da CNN BR.