O Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, fez uma declaração ontem através das redes sociais pedindo o controle da barragem da Represa de Itupararanga que fica em Votorantim. A aflição do político se deu por causa da abertura controlada de comportas que evita riscos ao lago artificial, mas que aumenta o volume de águas do Rio Sorocaba, podendo causar alagamentos, principalmente nas cidades de Sorocaba e Votorantim.
No vídeo, Manga disse ter conhecimento, através do Secretário da Defesa Civil e do Diretor do SAAE Sorocaba, que se reuniram com os responsáveis pela barragem, a CBA, e receberam a informação que o volume liberado das comportas havia aumentado de 4 m3/s para 16 m3/s. Ele diz ter entrado em contato com o governador em exercício, Felício Ramuth (Tarcísio de Freitas está participando do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça) e solicitado intervenção na operação da empresa para monitoramento, a cada uma hora, da situação no local.
Nota Oficial da CBA
A CBA esclarece que a barragem da UHE Itupararanga está segura e não há nenhum risco de rompimento.
Em reunião realizada hoje (17/01) com o SAAE e a Defesa Civil do município de Sorocaba, a CBA esclareceu sobre sistema de gestão para controle e amortecimento de cheias, com o objetivo de equilibrar o volume de água advinda das chuvas e evitar o vertimento, que é a passagem de água pelos arcos da barragem.
A Companhia ainda informa que possui um centro de monitoramento que faz a gestão e o controle do reservatório 24h/dia. Considerando a previsão meteorológica para as próximas semanas, não existe expectativa de vertimento de água. Caso haja alteração neste cenário, a CBA informará previamente os órgãos competentes.
Barragem não está em risco
Segundo a empresa, nesta terça-feira, 17, volume útil da Repesa de Itupararanga chegou a 59,54% da capacidade e nível da água é de 822,59 metros acima do nível do mar. Com as chuvas deste início do ano, o volume de água no reservatório subiu 10,7% somente entre 5 e 12 de janeiro, mas a situação está so controle.