O incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira, 12, em uma fábrica de fantasias localizada em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou pelo menos 9 pessoas gravemente feridas. O Corpo de Bombeiros resgatou 17 vítimas da operação, que segue em andamento. A tragédia ainda não resultou em mortes, mas as equipes de emergência estão mobilizadas para oferecer todo o suporte necessário às vítimas.
Em meio à situação, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, divulgou um comunicado nas redes sociais confirmando que as escolas de samba afetadas pelo incêndio – Império Serrano, Porto da Pedra, Unidos da Ponte e União do Parque Acari – não sofrerão rebaixamento no desfile da Marquês de Sapucaí, programado para a próxima semana.
“Conversei com o presidente Hugo Júnior da série Ouro, que me deu mais detalhes sobre as três escolas afetadas. Já tomamos a decisão de que, independentemente da situação, as escolas não serão rebaixadas no Carnaval deste ano. Se houver possibilidade de desfilar, serão consideradas hors concours”, declarou o prefeito em uma postagem no X (antigo Twitter).
Paes, que está em Brasília, também assegurou que o vice-prefeito está acompanhando de perto a situação e que a prefeitura está oferecendo apoio integral aos componentes das agremiações e às vítimas do incêndio. Ele ainda revelou que já tomou providências para garantir suporte hospitalar às vítimas e mobilizou as equipes de Assistência Social para atender as famílias dos trabalhadores da fábrica afetada.
O Secretário de Saúde, Daniel Soranz, informou que as vítimas estão recebendo atendimento no Hospital Municipal Souza Aguiar e no Hospital Evandro Freire. O prefeito também reforçou que todos os esforços estão sendo feitos para garantir o cuidado das vítimas e seus familiares.