Prefeitura de São Roque realiza ação de prevenção ao câncer bucal

A Prefeitura de São Roque realiza desta quarta até sexta-feira, dias 3, 4, e 5 de novembro, uma grande ação de prevenção ao câncer bucal. A iniciativa do Departamento de Saúde, através do seu Serviço Integrado de Saúde Oral (SISO), levará um consultório móvel para a Praça da Matriz, onde realizará ações de conscientização e uma avaliação preventiva das 8h às 18h até quinta-feira e das 8h às 15h30, na sexta.

A ação também estará disponível em todos os pontos de atendimento odontológico do município, das 7h às 13h e caso necessário o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de São Roque para diagnóstico específico e tratamento.

A ação busca informar a população sobre os riscos do câncer bucal, doença que infelizmente tem um diagnóstico tardio no Brasil. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 67% dos diagnósticos da enfermidade são feitos quanto ela já está em estágio avançado, um dado preocupante, pois a doença tem uma chance de cura de cerca de 90% se descoberta no seu estágio inicial.

“O câncer bucal é uma doença que atinge 15 mil brasileiros todos os anos, sendo que 1/3 destes pacientes infelizmente falece em decorrência da enfermidade. Ações como esta são importantes pois não só atendem a população de forma direta, mas também levam informações importantes e que podem salvar vidas”, afirmou o Chefe de Serviço Odontológico, Luciano Arruda Furbino dos Santos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados