Profissionais do Pronto Atendimento participam de treinamento sobre reanimação cardíaca

Os Técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e estagiários atuantes no Pronto Atendimento de Mairinque receberam na segunda-feira (22) um treinamento teórico e prático sobre parada cardiorrespiratória, intubação oro traqueal e máscara laríngea. A capacitação foi ministrada pelo Coordenador dos Médicos do PA, Doutor André Kyriazi Campos.

A capacitação aconteceu em um curto intervalo de tempo entre os plantões vespertino e noturno. O intuito do encontro foi alertar os profissionais aos mínimos sinais de parada cardiorrespiratória e entender quais medidas tomar quando não há a presença de um médico, além de abordar critérios para a intubação de pacientes e ressaltar a responsabilidade dos enfermeiros quanto à prática da Máscara Laríngea.

“Treinar alguém é aperfeiçoar as habilidades e ensinar melhores meios de atingir nosso objetivo que, aqui no PA, é salvar vidas. Infelizmente, com a correria do dia a dia, acabamos nos tornando robôs e quando se fala de saúde, não devemos agir no automático, devemos sempre estar atentos a todos e quaisquer sinais de alerta”, afirma a responsável técnica do Pronto Atendimento, Josy Gabriel.

A responsável técnica ainda comenta que o treinamento foi muito proveitoso. “A capacitação foi nota dez, em todos os quesitos, e eu devo agradecer o Doutor André pela ótima explicação. Prezo muito essas capacitações e acredito que devemos sempre buscar aprender mais”.