Como parte do programa de formação dos integrantes da Frente de Trabalho (FETT), o Departamento de Bem-Estar Social da Prefeitura de São Roque deu início ao Projeto Horta Solidária, que contará com a participação de pessoas em situação de rua atendidas pelo Abrigo Institucional.
A atividade levou, aos integrantes da FETT, conhecimentos práticos e teóricos sobre plantio, ministrados pela socioeducadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Vera Lúcia M. Romeiro.
A segunda etapa, manutenção da horta, ficará a encargo dos abrigados. Esta fase terá como principal objetivo a busca pela reinserção desses indivíduos às atividades cotidianas e sociais, promover aprendizado, bem como incentivá-los a saírem das ruas. “Uma vez que nosso trabalho visa atender a uma população que enfrenta exclusão e discriminação social significativas, quando algo é proposto, enxerga com desconfiança a possibilidade de mudança. No entanto, ao entrar na prática, como é o exemplo da Horta Solidária, logo vem à tona o sentimento de pertencimento”, ressalta o coordenador do Abrigo, Rogério Alves.
As verduras colhidas serão usadas nas suas próprias refeições.
Abrigo Institucional
O Bem Estar Social mantém o Abrigo Institucional que atende pessoas em situação de rua, oferecendo, diariamente, 03 refeições balanceadas, banho, possibilidade de pernoite (dependendo da disponibilidade de vagas) e lavagem de roupa. Todas as ações fazem parte de um plano que tem como principal objetivo oportunizar a volta dessas pessoas ao convício familiar.