Reencontro da primeira turma de formandos do Ginásio Estadual de São Roque (1948/51) | O Democrata

A criação do Ginásio Estadual (atual Horácio Manley Lane) marca uma das grandes conquistas de São Roque após uma grande luta da comunidade contando com pessoas como Nenê Mecânico (José Fernandes da Silva) e o líder político Argeu Villaça que tinha grande ligação com o deputado Juvenal Lino de Mattos, que assumiria, em 1951, a Secretaria Estadual de Educação. O ginásio foi criado em 1947 por decreto do interventor do Estado de São Paulo, Macedo Soares, e entrou em funcionamento com o governador Ademar de Barros.

O Jornal O Democrata registra toda essa trajetória e na edição de 10 de janeiro de 1952 destacava a formatura da primeira turma – alunos que realizaram o ciclo de 4 anos na cidade. Afinal, com a criação de todas as séries em 1948, no ano seguinte ocorreu a colação de grau dos alunos que já entraram na quarta série. A Primeira Turma entrou para a história e solidificou as amizades que nasceram em um grupo que reunia crianças e adolescentes porque havia diferença de idade entre os alunos. Caso de Therezinha Guzzo que aguardou por vários anos a chegada do ginásio para que pudesse dar continuidade aos estudos depois da conclusão do primário.

Na última sexta-feira (22 de junho), nove desses formandos reuniram-se em um almoço de confraternização no Restaurante Henrique (Estrada do Vinho). Boa parte da turma já faleceu e outros não puderam comparecer por questão de saúde, por morarem em outros estados e motivos particulares. Foram momentos para reviver histórias e manter viva a chama da amizade que nasceu há 75 anos. A coluna Arquivo Vivo teve a oportunidade de acompanhar o encontro organizado por Adriana Boccato.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.