Revivendo os carnavais e a Banda Psicodélica – O Democrata

Nesta época do ano, costuma-se dizer que estão esquentando os tamborins. O Arquivo Vivo não requenta o tamborim, e sim revive antigos carnavais. São Roque merece um grande resgate dos bailes de salão, blocos, escolas de samba e inúmeros personagens.

Nesta semana, apenas uma passagem pelo Carnaval de 1990, que teve o 1º Encontro de Escolas de Samba de São Roque, no Largo dos Mendes. O jornal O Democrata, de 4 de fevereiro, destacou o evento e deixou no ar uma pergunta: o Carnaval daquele ano poderia ser o do tetra e collorido, ou não? O tetra viria somente quatro anos depois (1994), porque, na Copa do Mundo da Itália, a Seleção Brasileira do técnico Sebastião Lazaroni parou diante da Argentina de Diego Maradona, que deixou Caniggia na cara do gol para definir o placar.

O collorido era uma referência ao presidente Fernando Collor, que tomaria posse no dia 15 de março, mas renunciou ao mandato em 1992, após uma série de denúncias e do processo de impeachment, dando lugar ao vice-presidente Itamar Franco.

Rei Momo Oswaldo e rainha Sandra com o prefeito Zito Garcia

No dia 17 de fevereiro de 1990, desta vez na Praça da Matriz, houve uma nova apresentação das escolas de samba e o concurso que elegeu o rei Momo, Oswaldo Luiz Cruz Valentim (27 anos e 115 quilos), e a rainha, Sandra Aparecida Moreira (20 anos).

A Escola de Samba Acadêmicos do São Roque Clube, assim como o futebol brasileiro, buscava o tetra com o samba-enredo Em Alto Astral, de Claudinho Caju e Megias, mas o título ficou com a estreante Mocidade Independente da Vila Aguiar, que trouxe para a Avenida Tiradentes A Natureza é Pura, de Carlinhos César. A Corações Unidos prestou homenagem ao compositor Jorge Costa, que tinha amigos em São João Novo. O autor de sucessos como Triste Madrugada [aquela em que perdi o meu violão e não fiz serenata pra ela] teve sua vida cantada no samba Noites de Serestas, de autoria de Zé Carlos. Na Juventude Unida do Cambará, Iberê do Morro interpretou Vasquinho, Homem-Menino, que mostrou a trajetória de Vasco Barioni.

O resultado foi contestado pelas outras escolas, que alegaram que a Vila Aguiar não cumpriu o número mínimo de integrantes na ala das baianas, mas a Prefeitura de São Roque confirmou a vitória da Verde e Branco.

Vila Aguiar estreia com título na Avenida Tiradentes, em 1990

Em 1990, Mairinque também teve Carnaval de Rua, com a apresentação das escolas de samba Caprichosos de Mairinque (ESCAMA) e Mocidade Independente Princesa Isabel de Mairinque (ESMIPIM). As escolas de São Roque (Vila Aguiar, Cambará e Corações Unidos) se apresentaram uma noite em Mairinque, na passarela montada na Avenida Conselheiro Francisco de Paula Mairinque.

Banda Psicodélica inovou no Carnaval de São Roque com instrumentos improvisados e humor, escreveu Nininho Biazzi

BANDA PSICODÉLICA
Mesmo falando rapidamente do Carnaval de São Roque, não se pode deixar de relembrar a Banda Psicodélica, que merece um capítulo à parte na história do Carnaval da cidade.

“Dentre os muitos carnavalescos são-roquenses, todos bons, destacamos os irmãos Lima: Lucindo (Cindo), Rudi, Eddie e Edson, criadores da Banda Psicodélica. Carros alegóricos, instrumentos estapafúrdios, esquisitos, por vezes grotescos, davam som à mais famosa banda de Carnaval de nossa São Roque”, escreveu Nininho Biazzi em 1990, no Democrata.

Lucindo Lima (Cindo) o grande maestro da Banda Psicodélica. Foto arquivo Família Lima

A Banda Psicodélica surgiu em 1963 e, além do Carnaval, se apresentou em vários programas de TV, entre eles Chacrinha, Hebe Camargo e Silvio Santos (Cidade contra Cidade). Fez sucesso também em uma festa do Dia das Crianças no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Nininho integrou a banda a partir de 1977 e citou alguns companheiros de folia: Raul Berton, Joaquim Ferreira, Helião da Fepasa, Egydio Leite, Liraucio, João Poccioti, Sérgio Gonçalves, Chico Pinga, Bide, Eddie, Lima, Bimbim, Cholone, Edson Lima, Zeneu Teixeira, Pulguinha, Remo Moretti e Gordo Mariglianni.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.