A Rodovia Presidente Castello Branco (SP 280/BR-274) foi inaugurada há 55 anos no dia 10 de novembro de 1968. A principal ligação entre a capital e a região centro-oeste do Estado possui atualmente 302 km de extensão até Santa Cruz do Rio Pardo, mas quando da inauguração eram 171 km chegando a Torre de Pedra.





Os estudos para a construção da primeira autoestrada brasileira começaram em 1963 com o nome de Auto Estrada do Oeste. Porém, o governador Abreu Sodré decretou em 1967 a homenagem ao ex-presidente Humberto de Alencar Castello Branco (15/04/1964 a 15/03/1967) que morreu em 18 de julho do mesmo ano vítima de um acidente aéreo em Fortaleza (CE).
O arquivo do Jornal O Democrata registra a inauguração com a presença do prefeito Rino Boccato que estava nos últimos dias de governo. Henrique Luiz Arnóbio assumiria no início de 1969.
A moderna rodovia trazia a expectativa de progresso para a região. No entanto, São Roque teve que amargar 20 anos de espera para a construção do acesso à Castello que foi autorizado somente em dezembro 1985 pelo governador Franco Montoro (1983/86) e finalmente inaugurado em janeiro de 1988 pelo governador Orestes Quércia (1987/90) e o prefeito Mario Luiz Campos de Oliveira (1983/88).
Nessa longa espera, os prefeitos Arnóbio, Jarbas de Moraes e Quintino de Lima lutaram pelo acesso que ficou na promessa do governo estadual. Sorocaba inaugurou a Castelinho (Rodovia José Ermírio de Moraes) em dezembro de 1974 uma obra de seis anos que chegou a ficar paralisada por um ano.
A Castello Branco tirou grande parte do trânsito da Raposo Tavares e contribuiu para a emancipação do distrito de Araçariguama que ganhou renda com a instalação de várias indústrias atraídas pelas facilidades oferecidas pela rodovia.