Saneaqua aumenta em 48% as lavagens preventivas das redes de esgoto de Mairinque

No ano foram limpos 28 quilômetros, contra 18,93 em 2020; o trabalho reduz casos de entupimentos e contribui com o correto funcionamento das tubulações.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realiza semanalmente a lavagem preventiva das redes e tubulações da cidade. O objetivo da ação é garantir o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário do município.

Em 2021, esse trabalho foi intensificado e a empresa realizou a limpeza de aproximadamente 28 quilômetros de redes. Essa extensão representa um aumento de 48% de tubulações limpas no comparativo com o mesmo período de 2020, quando 18,93 quilômetros de redes passaram pela limpeza.

A execução desse trabalho reflete diretamente na redução dos casos de entupimentos de redes na cidade, pois durante as atividades de limpeza são rotineiramente encontrados materiais como restos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.), , dentro das tubulações, o que ocasiona a obstrução das redes. Outro grande problema é o descarte irregular de resíduos de cozinha, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

“Por meio das limpezas preventivas é possível identificar e antecipar possíveis problemas nas tubulações, evitando ocorrências operacionais mais graves”, informa Bruno Gravatá, gerente de operações da Saneaqua.

Com essa ação, foram recolhidas cerca de 21,5 toneladas de lixo das redes e tubulações de esgoto, garantindo a eficiência do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade e evitando as principais consequências dos entupimentos das redes, como o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou até mesmo a ruptura das tubulações.

Porém, mesmo mantendo uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes, muitas vezes o trabalho realizado pela BRK esbarra no uso incorreto das redes coletoras de esgoto. A prova disso é o número elevado de atendimentos às ocorrências operacionais, que resultaram em mais de 300 solicitações de desobstruções e manutenções nas redes e ramais de esgoto da cidade em 2021.

A Saneaqua reforça a necessidade de um comprometimento de toda a comunidade para o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto do município.

“As redes que compõem a estrutura do esgotamento sanitário são todas interligadas, por isso é necessário que todas as pessoas contribuam e assumam o seu compromisso socioambiental: não descartando lixo pelos ralos, vasos sanitários e qualquer outro acesso às redes de esgoto, contribuindo, assim, com o meio ambiente”, ressalta o gerente.

Para mais informações sobre o tema ou qualquer outra necessidade relacionada aos serviços de água e esgoto, a concessionária disponibiliza atendimento gratuito, 24 horas, pelo telefone 0800-771-0001.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados