Saneaqua está construindo estações elevatórias nos bairros de Mairinque

O sistema de coleta do esgoto, na maioria das vezes, é projetado para ocorrer em escoamento gravitacional. No entanto, em situações em que a topografia do local não é favorável ou não há a presença de desnível natural do terreno, é necessária a utilização de estações elevatórias de esgoto. Elas prestam um importante papel nesses locais, justamente por ter a capacidade de transferir o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado.

Em Mairinque, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, está construindo cinco estações elevatórias, sendo quatro delas localizadas nos bairros Jardim Vitória, Nova Mairinque, Residencial Parque, Sorocabana e uma estação elevatória de maior porte também localizada no Bairro do Vitória. Esta última, conhecida como estação elevatória final já está em fase avançada com a conclusão das obras civis em julho, iniciando assim a fase seguinte de urbanização. 

O funcionamento das estações elevatórias é realizado por meio do bombeamento do esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado, portanto a estação elevatória final de Mairinque vai receber os esgotos de todas as demais elevatórias e bombear os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto, também em fase de obras. A etapa inicial de operação de todo o sistema vai tratar 40% dos esgotos do município e deve entrar em operação ainda em 2020.

É importante ressaltar que, de acordo com a Lei de Saneamento Básico nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, os moradores têm a obrigação de se interligar na rede de esgoto do Sistema Público de Esgotamento Sanitário, desde que a rede esteja disponível e em plena operação na frente de seu lote, mesmo para imóveis que se encontram em soleira negativa, ou seja, abaixo do nível da rua.

As estações elevatórias contam ainda com equipamentos complementares ao seu sistema, responsáveis pelos processos preliminares de tratamento servindo de barreiras contra resíduos sólidos grosseiros, como gradeamento, cestos e trituradores de resíduos sólidos.

Para a instalação das elevatórias de esgoto levamos em conta a preservação do meio ambiente, uma vez que o mecanismo viabiliza a coleta e a condução do esgoto em locais onde não seria possível a coleta por gravidade. O sistema assim contribui para a redução de contaminações e transmissões de doenças diretamente relacionadas a falta de saneamento básico, impactando positivamente na melhoria da qualidade de vida e saúde das pessoas.