Saneaqua faz alerta com relação a situação dos mananciais que abastecem Mairinque

Principal fonte de captação da cidade, o manancial Fiscal, está em nível crítico, enquanto o manancial Carvalhal segue operando com atenção.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, informa que devido ao baixo registro de chuvas e as altas temperaturas registradas nas últimas semanas, a cidade tem baixa disponibilidade de água e dificuldades de captação nos mananciais que abastecem o município.

O manancial Fiscal, principal fonte de captação do município, continua em estado crítico com o nível de 0,58 m, inferior ao mínimo necessário para operação que é de 2,20 m. Por este motivo, a concessionária precisou acionar uma bomba suplementar desde o mês de setembro, a fim de seguir suprindo as demandas da cidade.

No manancial Carvalhal o cenário é de atenção, com o nível em 1,75 m, sendo que o mínimo para operação é 1,70 m.

A empresa reforça que a equipe operacional que controla a distribuição e o abastecimento da cidade segue monitorando a situação e pede a população para que economize água, até que a situação dos reservatórios apresente melhora.

O alto consumo aliado à diminuição das chuvas estão agravando a situação do abastecimento da cidade e, neste período de férias, início do verão e comemorações de final de ano, em que a cidade recebe um número maior de visitantes, a adoção do consumo de água de forma mais consciente, sem desperdícios, é primordial, pois a situação crítica dos mananciais poderá perdurar pelas próximas semanas.

“Contamos com a colaboração dos moradores de Mairinque para que seja possível manter toda a cidade abastecida”, alerta Bruno Gravatá, gerente de operações na Saneaqua.

As condições dos mananciais, além de dados sobre os índices de chuvas podem ser acompanhados por meio da página (https://jogandojuntopelaagua.com.br/), lançada pela empresa. A página também apresenta as principais obras e ações preventivas realizadas pela concessionária para o enfrentamento da estiagem de 2021, além de dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente.

É importante destacar que ao longo do ano a Saneaqua realizou investimentos e um plano de contingência com amplo cronograma de obras, como a substituição e extensão de redes nos bairros Jardim Vitória e Dona Catarina, ações de combate a vazamentos e a perfuração de um novo poço para ampliar a oferta de água para o Distrito de Moreiras.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia. Em horário comercial, a página da Saneaqua no Facebook (facebook.com/saneaqua) também realiza atendimentos, assim como por meio do e-mail: sac-mairinque@saneaqua.com.br.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados