Saneaqua investe na modernização das redes de água de Mairinque e alcança menor índice de perdas de água desde 2010

Com a redução do índice, cerca de 40 milhões de litros de água foram poupados somente em 2021

Em 2021 a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, intensificou as ações de modernização e substituição das redes de água da cidade com o objetivo de melhorar o sistema de abastecimento. O trabalho tem efeito positivo no índice de perdas de água do município, que foi de 29% no ano, o menor desde o início da concessão, em 2010.

Ao longo do ano, mais de três quilômetros de novas redes e tubulações foram implantados, garantindo a regularidade do fornecimento de água para atendimento da demanda de consumo dos Distritos de Dona Catarina e de Moreiras, além de bairros como Sorocabana e Jardim Vitória.

A concessionária também realizou obras para substituição de aproximadamente 2.100 metros das redes de água dos bairros Jardim Vitória e Dona Catarina e perfurou um novo poço no Distrito de Moreiras, dobrando a oferta de água para a região que atende cerca de 1.600 moradores.

Outra frente de trabalho foi a realização de testes de estanqueidade e ações de gerenciamento de pressão, com a instalação de aproximadamente 23 equipamentos entre macromedidores, válvulas e ventosas, nos bairros Vila Granada, Nova Mairinque, Jardim Cruzeiro, Reneville, Terras de São José e Cecap.

Somado às ações de extensões e substituições de rede e tubulações, a Saneaqua identificou e sanou 313 vazamentos de água não visíveis em 2021 e atingiu o menor índice de perdas de água em 11 anos. O indicador que era de 56% em 2010, ano da concessão dos serviços de água e esgoto à Saneaqua, hoje é de 29% e coloca Mairinque à frente de muitas cidades brasileiras.

Ao todo, as ações realizadas permitiram a economia de aproximadamente 40 milhões de litros de água em 2021, o que significa uma redução de aproximadamente 110 mil litros de água por dia que deixaram de ser perdidos na cidade.

Os resultados positivos se devem a um amplo programa de ações, desenvolvido diariamente pelas equipes da empresa, com o objetivo de aprimorar continuamente o sistema de controle de perdas de água e que demonstra a preocupação da concessionária com a preservação dos recursos hídricos do município.

“O programa de combate às perdas de água e investimentos para modernização das redes foram fundamentais ainda mais em um ano atípico como 2021, com baixos índices de chuva e risco de estiagem. É uma conquista para a Saneaqua evitar a perda de aproximadamente 40 milhões de litros de água”, ressalta Bruno Gravatá, gerente de Operações na Saneaqua.

A empresa reforça, porém, que mesmo com as intervenções já realizadas, as boas práticas de uso consciente da água devem continuar.

“Os mairinquenses fizeram sua parte em 2021 nas boas práticas de economia e, em 2022, continuamos contando com o apoio de todos no uso racional da água. Pequenas ações individuais podem trazer grandes resultados coletivos”, complementa Gravatá.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados