A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, intensificou em outubro as ações de manutenção e lavagem preventiva das redes coletoras de esgoto da cidade. O objetivo é garantir o bom funcionamento das tubulações e prepará-las para o período chuvoso que se aproxima.
Essas ações são fundamentais para evitar problemas operacionais nas redes de esgoto, muitas vezes causados pela interligação irregular da água da chuva às tubulações de esgoto — uma prática proibida e passível de sanções.
Interligação de Redes é Proibida por Lei
De acordo com o Decreto Estadual nº 12.342/78, artigo 19, é proibido conectar a água pluvial (proveniente da chuva) à rede de esgoto. Essa ligação indevida, frequentemente causada por desconhecimento ou por instalações clandestinas, compromete o sistema de coleta e afastamento do esgoto, podendo gerar sérios danos à infraestrutura e transtornos à população.
Diferença Entre as Redes
Para evitar problemas, os imóveis devem possuir duas saídas distintas: uma para o esgoto doméstico e outra para a drenagem da água da chuva.
- Rede de drenagem pluvial: coleta a água da chuva por meio das bocas de lobo, instaladas próximas às calçadas;
- Rede de esgoto: recebe exclusivamente o efluente proveniente de banheiros, pias e cozinhas.
Enquanto a tubulação de esgoto tem, em média, 15 centímetros de diâmetro, a galeria de águas pluviais possui pelo menos o dobro dessa medida. Essa diferença de dimensionamento explica por que o esgoto não suporta o volume das chuvas e pode causar extravasamentos nas ruas e dentro das residências.
“Por causa dessa diferença no dimensionamento, quando a água da chuva entra onde não deve, ou seja, na rede de esgoto, o risco de ocorrer vazamentos sobe muito, especialmente nos dias de chuva forte”, destaca Artur Pereira Sanches, responsável pela área de operações da Saneaqua.
Como Verificar se as Redes Estão Corretamente Separadas
Para confirmar se há mistura entre as águas pluviais e o esgoto, é possível realizar testes simples com corante em pó fluorescente nas descargas e ralos.
Se a instalação estiver correta, a água colorida não deve aparecer na sarjeta, mas sim na caixa de inspeção — normalmente localizada na garagem ou na calçada. Basta abrir a tampa e verificar se o esgoto colorido está passando por lá.
Dicas Para Evitar Problemas
A Saneaqua orienta os moradores a verificarem e manterem as redes em ordem, evitando transtornos e danos às tubulações.
- Durante construções, garanta a separação entre a água de chuva e o esgoto;
- Em imóveis já prontos, observe se a água pluvial escoa para a sarjeta;
- Não descarte óleo de cozinha na pia — ele endurece e pode obstruir as tubulações;
- Evite jogar lixo no vaso sanitário, como papel higiênico, cotonetes, absorventes, tecidos ou plásticos.
O lançamento indevido de água da chuva na rede de esgoto pode causar sobrecarga, rompimentos e até o retorno de esgoto para dentro dos imóveis.
Atendimento
Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone 0800 771 0001.

