São Roque retoma aulas presenciais com escolas reformadas e alta adesão | O Democrata

As aulas presenciais da Rede Municipal de Ensino de São Roque foram retomadas nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, em São Roque. Um momento muito esperado pelos alunos, pais e profissionais de educação e cuja preparação começou em 2021, através de um trabalho que envolveu a manutenção das escolas, capacitação da equipe de ensino e elaboração de protocolos de segurança para a proteção de todos.

O resultado deste esforço pôde ser sentido logo da manhã desta segunda, com a alta adesão de alunos que chegaram as escolas, que entraram num clima festivo para recebê-los, com enfeite das entradas e o clima de confraternização que era sentido por todos.

“É lindo ver o sorriso nos rostos das crianças, ao rever os coleguinhas e a equipe das escolas. A volta as aulas é apenas o primeiro passo num projeto de melhoria da educação em São Roque, que pela primeira vez na história entregará kits escolares, com materiais novinhos para os alunos, e que continua a trabalhar nas escolas, no maior programa de cuidado com as nossas instituições de ensino que a cidade já viu, onde cerca de R$ 5 milhões serão investidos para dar as nossas crianças a estrutura que elas merecem, após anos de abandono”, afirmou o prefeito Guto Issa, que visitou diversas escolas nesta manhã, para acompanhar o início dos trabalhos letivos.

Os trabalhos nas escolas começaram em setembro de 2021, após um período de paralisação em todo o estado, devido à pandemia, e ao longo dos meses todas as escolas municipais receberam ações de manutenção para receber os estudantes. Um esforço grandioso, onde foram realizadas a troca de mais de 3 mil lâmpadas, 600 vidros, 100 tampos de vasos sanitários entre outros.

Além da manutenção, o projeto de reforma das escolas segue sendo realizado na cidade, sem trazer impacto ao período letivo, contemplando hoje em 18 escolas e que se estenderá a toda as instituições municipais, dando o ambiente adequado para o ensino dos nossos alunos e mudando um panorama de degradação que ocorria na maioria das instituições municipais.

Escolas como a EMEI Marlene Ferreira Barbosa, que após sofrer com a falta de cuidado por tanto tempo, teve o cuidado que precisava e hoje recebeu seus alunos com alegria e dignidade, num trabalho de carinho que será levado para todas as instituições da cidade.

“Antes tínhamos infiltrações e com os temporais, chovia dentro do pátio e no refeitório. Hoje tudo está bem melhor, vi que foram trocadas calhas e os vidros que estavam quebrados também foram trocados. Para mim é um momento de gratidão, por nós profissionais e principalmente pelas crianças, pois é muito gostoso trabalhar numa escola reformada e limpa. É um momento de muita alegria para os nossos alunos, que ficarão muito felizes em ver a escola que eles estudam nova e pronta para recebê-los”, afirmou a professora Rosalina Ferracini, que leciona na EMEI,

Graças ao carinho dado as escolas, nossos alunos hoje entram em salas prontas para recebê-los e num ambiente mais seguro, graças aos protocolos de segurança tomados contra a covid-19, que foram elaborados pelos Departamentos de Educação e Saúde e foram transmitidos aos profissionais de educação.

Um cuidado com os alunos que se estende não só no combate a covid-19, mas a sua saúde como um todo, e que trouxe melhorias que há anos eram pedidas, como um cardápio mais saudável e que foi incorporado a preparação da merenda escolar, que hoje não conta mais com a utilização de embutidos.

“O começo do ano letivo de 2022, é um momento de muita felicidade e carinho. Estamos preparados para receber nossos alunos, num ambiente escolar bem cuidado, seguro e com a garantia de uma aprendizagem de qualidade para todas as nossas crianças”, afirmou a Diretora de Educação Dircelene Segura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados