São Roque será sede do Circuito Sesc de Artes no dia 14; confira a programação!

 

De 6 a 22 de abril, o Sesc São Paulo realiza o Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.

Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias e artes, a decima edição do Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1000 ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos, que acontecem de sexta a domingo, das 16h00 às 21h30.

São cerca de 600 horas de programação, com apresentações realizadas em praças e ruas.

Neste evento se propõe a ocupação dos espaços públicos, ampliação das possibilidades de convivência, circulação de trabalhos artísticos e reflexões sobre outras relações possíveis entre centro e periferia.

Nessa iniciativa, Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc SP, afirma que a instituição, voltada para a Cultura em seu espectro mais amplo, ¨realiza uma programação que alcança cidades do interior e do litoral que não contam com a presença do Sesc, que traz a marca da diversidade e da pluralidade, mobilizando todos os públicos em torno da Cultura¨.

Miranda enfatiza que ¨realizar o Circuito Sesc de Artes em praças públicas, com acesso amplo e gratuito, colabora no fortalecimento das relações e das parcerias institucionais que se estabelecem localmente, pois assim mobiliza-se a comunidade em torno de atividades cujo caráter simbólico o Sesc entende como um direito fundamental de todos¨.

O Sesc SP tem a parceria das prefeituras e sindicatos do comércio locais.

Para a coordenação dos trabalhos, 21 unidades do Sesc em todo o Estado estão envolvidas na realização do evento que ocorre em cidades de suas regiões.

Itapetininga, Itu e São Roque

No fim de semana de 13 a 15, o Circuito passa por Itapetininga, Itu e São Roque com o grupo sul-mato-grossense Circo Le Chapeau apresentando o espetáculo circense Tradicional Pocket Show, onde o público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional.

Com um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil, a Cia Oito Nova Dança apresenta o fandango caiçara, dos litorais sul de São Paulo e norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais e originais com Fandango a Céu Aberto.

Integrando a programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades, o Circuito Sesc exibe uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Já entre os dias 20 e 22 de abril, Itapeva, Itararé e Salto recebem o sexteto de cordas Six Rockstrings, composto por dois violinos, duas violas e dois violoncelos apresenta a sonoridade do rock. Em CinePiano, o compositor e pianista Tony Berchmans vem com uma proposta de acompanhar a exibição de clássicos do cinema mudo executando a trilha sonora ao vivo em seu instrumento.

Aos interessados em aprender as técnicas de arte de rua que utilizam o papel colado em muros, postes e outros locais como sua principal expressão, os artistas Pedro Caboatan, Roni Evangelista e Alberto Pereira apresentam a Arte de Rua em Lambe-lambe.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

De 13 a 15 de Abril

Itapetininga | 13 de abril, sexta-feira, Largo dos Amores, Centro

São Roque | 14 de abril, sábado Praça da Matriz s/n Centro

Itu| 15 de abril, domingo Praça da Matriz s/n Centro

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Artes Visuais

Tricô de Braço e Tear Alternativo

Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Sarah Lopes (SP)

As técnicas de tecimento livre são aquelas em que não é preciso nenhuma ferramenta para o entrelaçamento dos fios e a criação de tecidos.

A confecção é feita com as mãos e dedos, construíndo inúmeros tipos de nós. Na oficina é explorado o tricô de braço para a criação da trama básica do tricô. Com a técnica é possível obter tecidos utilizados tanto na criação de vestuário como no design de interiores.

Literatura
Palavra + Imagem

Coletivo Rodas de Leitura (SP)
Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema
Curtas de Animação da Pixar
Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Programação

Circo
Tradicional Pocket Show
Circo Le Chapeau (MS)

O público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional, para presenciar a correria antes dos espetáculos, as trocas de figurinos, a preparação para a entrada em cena e a até mesmo a versatilidade dos artistas que fazem seu número e também vendem pipoca. Mesmo sem lona, o grupo sul-mato-grossense promove uma experiência parecida com a dos circos que viajavam pelo interior do Brasil.

Iniciação ao Malabarismo
Circo Le Chapeau (MS)

O grupo promove uma oficina de malabarismo, em que não há limite de idade ou habilidade para experimentar. Com as atividades, os participantes praticam exercícios de lateralidade e concentração, com algumas técnicas para desenvolver a manipulação, lançamento e recepção de objetos.

Dança
Fandango a Céu Aberto
Cia. Oito Nova Dança (SP)

O espetáculo oferece um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil: o fandango caiçara, do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, convidando o público para dançar em um grande baile aberto.

Música
Fanfarra Black Clube (RJ)

O coletivo carioca combina a animação dos blocos de rua com o balanço do funk, da black music e da música das discotecas. O repertório vai de clássicos nacionais e internacionais dos anos 1970, como Bee Gees, The Jackson 5 e Tim Maia, até hits mais atuais, como músicas de Pharrell e Daft Punk, além de músicas autorais, sempre com uma pegada dançante e carnavalesca.

DJ Barata (SP)
O baiano Lucas Barata é DJ, produtor cultural e pesquisador musical desde 2001. Seu repertório passeia pela música popular brasileira, com foco na produção dos anos 1960 e 70: o samba, a tropicália, a bossa nova, o latin jazz, o soul, o funk e o afrobeat. Mais do que uma seleção de músicas, suas discotecagens propõem uma paisagem sonora para contextos urbanos e brasileiros.

Literatura
Plante Poema
Projeto Matilha e Roça da Rua (SP)

Sentado em frente a um dispositivo de palavras-chaves, cada participante é convidado a fazer uma troca: escolher uma palavra para deixar e outra para levar, seja a partir dos termos à disposição ou de livre escolha, a partir das suas sensações no momento. Ao final, cada participante ganha uma muda, um ramo ou semente e uma indicação poética.

De 20 a 22 de Abril Sesc Sorocaba

Itapeva | 20 de abril, sexta-feira Praça de Eventos Zico Campolim s/n Centro

Itararé | 21 de abril, sábado Praça São Pedro s/n Centro

Salto | 22 de abril, domingo Pavilhão das Artes, Centro

ATRAÇÕES

Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Literatura
Palavra + Imagem

Cia. Alcina da Palavra (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema
Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Artes visuais
Arte de Rua em Lambe-lambe

Discordia, Roni Evangeli e Alberto Pereira (SP)

Os artistas Pedro Caboatan, Roni Evangelista e Alberto Pereira vão apresentar o universo do lambe-lambe, uma técnica de arte de rua que utiliza o papel colado em muros, postes e outros locais como sua principal expressão. Os participantes da atividade são convidados a conhecer e produzir três técnicas distintas, com lambe-lambe feito à mão, com estêncil e de forma digital.

Programação

Circo
Il Grande Circo
Circo Puntino (ITA)

Gregório é o galã e Katyusha é a estrela neste espetáculo italiano com toques poéticos e cômicos. Os artistas usam a roda alemã e a girafa, um tipo de monociclo, em números de dança acrobacias, malabarismo, manipulações e equilibrismo. O Circo Puntino foi criado em 2010 com base nas escolas europeias tradicionais, com um olhar contemporâneo para o circo de rua e o circo-teatro.

Dança
Arrastão

Cia. Etra de Dança Contemporânea (SP)

A partir de um trabalho de pesquisa sobre o corpo, seus fluxos de movimento individuais e coletivos, sob o comando de Edvan Monteiro, o grupo paulista apresenta essa intervenção interativa em que as ações dos bailarinos ocupam todo o espaço com liberdade. Mesmo quando se agrupam, se repelem, se empurram ou se arrastam, os corpos não deixam de demonstrar sua resistência e sua individualidade.

Música
Six Rockstrings (SP)

Seis músicos profissionais eruditos se uniram em nome do rock¨n¨roll e formaram uma banda com dois violinos, duas violas e dois violoncelos. Juntos desde 2012, o sexteto de cordas vem pesquisando sonoridades e desenvolve efeitos musicais como uma banda de rock de instrumentos tradicionais. No repertório, estão músicas de Deep Purple, Led Zeppelin, Nirvana e AC/DC.

Cinema
CinePiano
Tony Berchmans (SP)

Como acontecia no início do século XX, o compositor e pianista Tony Berchmans acompanha a exibição de clássicos do cinema mudo enquanto executa a trilha musical. Porém em “CinePiano”, ao invés das músicas originais, ele improvisa ao vivo, com temas de sua autoria, trechos de música clássica ou folclórica, sempre em sincronia com os filmes e criando um novo jeito para ajudar a narrar cada história.

Literatura
Poemas Passageiros

Zebra5

Palavras em grandes proporções são dispostas no chão para compor textos poéticos. Neste jogo-poema, o público é convidado a rearranjar as palavras da forma que quiser, para desconstruir os textos originais e, em seguida, exercitar sua criatividade para formar seus novos poemas.

Circuito Sesc de Artes na Internet

O site do Circuito Sesc de Artes será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação.

Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

Serviço:

Circuito Sesc de Artes 2018

Período: de 6 a 22 de abril

Programação na região de Sorocaba:

Roteiro 7: 13, 14 e 15 de abril

Roteiro 8: 20, 21 e 22 de abril

Sextas, sábados e domingos, das 16h às 21h30.

Grátis.

Livre.