No último domingo (25/8), a são-roquense Lucélia Boccato, fez história ao conquistar uma medalha inédita para a cidade. Ela se sagrou campeã do I Campeonato Nacional de Canicross, promovido pela Associação Brasileira de Canicross e Esportes Similares (ABCAES), realizado em Brotas/SP. Ao lado de sua fiel companheira, a cadela Ayla, Lucélia destacou-se em uma modalidade que vem crescendo entre os amantes de animais: o canicross, que combina corrida e a parceria com os cães.
A prática ainda é relativamente nova no Brasil, mas já está ganhando o coração dos tutores de cães e atletas. Originado na Europa, o canicross é uma das modalidades esportivas com animais mais praticadas por lá e, por aqui, começa a atrair cada vez mais adeptos, graças aos benefícios que proporciona tanto aos cães quanto aos seus tutores.
O nome da modalidade une duas palavras de origens distintas: “cani”, derivada do latim e que significa “cães”, e “cross”, que vem do cross country, uma corrida em terrenos acidentados. O objetivo do esporte é simples: incentivar tanto os tutores quanto seus cães a saírem do sedentarismo, promovendo a saúde e o bem-estar de ambos.
No Brasil, a modalidade tem ganhado força, não apenas pelo fator competitivo, mas também pelos benefícios que traz para o animal e para o tutor, promovendo atividade física e uma conexão especial entre ambos.
O feito de Lucélia coloca São Roque no mapa dessa nova modalidade esportiva no país, e a vitória, ao lado de Ayla, inspira outros amantes de cães a se aventurarem no mundo do canicross.
Parabéns à nossa campeã e sua fiel escudeira!