Açaí e cupuaçu: opções para quem tem intolerância à lactose

Caminhando ao sol, a uma temperatura entre 35º e 40º graus, num dia seco, a tentação de consumir um alimento gelado para refrescar o corpo é inevitável. Então a opção mais óbvia é o tradicional sorvete, mas você lembra que também é inevitável o inchaço abdominal, gases, náuseas, vômitos e diarreia, pois afinal você tem intolerância a lactose. Segundo pesquisa do instituto Datafolha, no Brasil, 35% da população com idade acima de 16 anos, cerca de 53 milhões de pessoas, relatam algum tipo de desconforto digestivo após o consumo de derivados do leite. Levando em consideração a estimativa de 2015 do IBGE, esse valor corresponde a mais de 1/3 das pessoas dentro desta faixa etária.

Embora já existam uma série de produtos com a ausência da lactose (tipo de açúcar encontrado no leite) os mesmos chegam a ser 75% mais caros do que os itens que mantém a substância. Mas frente ao desejo de se refrescar com um alimento gelados, sem sofrer com desconfortos intestinais, surgem no mercado outras iguarias que fazem o mesmo efeito e mantém os mesmos nutrientes do leite. É o caso dos gelados comestíveis de frutas, como o açaí e o cupuaçu que são ricos em cálcio, substância essencial para a saúde dos ossos e dentes e que é o principal nutriente buscado no leite.

Confira o cronograma de vacinação contra COVID-19, em São Roque, dessa semana

Prefeitura de São Roque

De acordo com a engenheira de alimentos da Fast Açaí, maior rede de alimentação rápida e saudável do país e que tem o açaí natural e cupuaçu natural como seus carros-chefe, Helen Leite, esses frutos são uma opção de lanche saudável e sem lactose. Segundo ela, os produtos podem ser consumidos especialmente em dias quentes e para ajudar na reposição de energia. “O açaí, por exemplo, possui gorduras monoinsaturadas (60%) e poli-insaturadas (13%), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, o chamado colesterol bom”, ressalta Helen. Já o cupuaçu é rico em proteínas, fósforo e vitaminas A, B1, B2 e C, além do Cálcio. Além das vitaminas e sais minerais, a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. “Tanto o açaí, quanto o cupuaçu, trazem essa sensação de refrescância e reposição de energia, substituindo facilmente os sorvetes”, acrescenta Helen.