Aprenda a conviver e ajudar um familiar alcoólatra no Grupo Esperança Renovada de São Roque

Na última semana, o Grupo Esperança Renovada de São Roque comemorou seu primeiro ano de existência com a reunião do Distrito 62 em sua sala. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo é uma doença incurável, progressiva e reflexiva. Por isso, o convívio com um familiar ou amigo alcoólico se reflete no comportamento de pessoas saudáveis que se tornam ansiosas, inseguras, irritadas, com baixa autoestima e explosivas.

Assim como o alcoólico pode encontrar conforto e recuperação nos Grupos de AA, seus familiares podem recuperar seu bem-estar emocional nos Grupos Al-Anon de Familiares e Amigos de Alcoólicos, onde o anonimato dos membros é preservado. Isso garante segurança para compartilhar as dificuldades de quem convive com um bebedor compulsivo e oferecer troca de experiências, forças e esperanças a fim de solucionarem o problema que têm em comum.

“Se você se sente sozinho, ansioso, preocupado ou envergonhado com a maneira de beber de um familiar ou amigo, ficaremos felizes em recebe-lo para ouvi-lo e ajudar com os exemplos de nossa experiência e com os instrumentos de nosso programa. Ou se você é  um profissional da saúde, da educação, assistente social, líder espiritual  (padre, pastor, etc.) e observa o sofrimento gerado pelo convívio com  o alcoolismo em seus pacientes, alunos, assistidos ou membros de seu rebanho, também é  bem-vindo para conhecer nosso programa e observar como ele tem nos ajudado a encontrar a serenidade e a coragem para enfrentar os desafios desta doença”, convida a equipe do Grupo Esperança. As reuniões acontecem as segundas, na rua Enrico Dell’Acqua, 156, às 17h10.