Deficiência é uma característica | Saúde e Bem-Estar

Quem nunca teve que pensar como fazer contato com uma pessoa com deficiência?
Sabemos que o primeiro contato traz dúvidas e medo, pois nunca sabemos qual o tipo de deficiência daquela pessoa, e nem qual é a relação dele (a) com a sua deficiência. Existem muito tipos de deficiência e ninguém é obrigado a saber todos mesmo, porque estamos começando a falar de inclusão de pessoas com deficiência há muito pouco (mais ou menos uns 20 anos). Algumas pessoas até pensam que o número de deficientes aumentou, porém não houve um aumento, só estamos ocupando nosso espaço na sociedade, e as pessoas ainda não estão sabendo como agir.

Não existe manual de bons modos para lidar com uma pessoa com deficiência, mesmo por que a deficiência não é a identidade da pessoa, é apenas uma característica como a cor do cabelo ou dos olhos; em primeiro lugar o deficiente é uma pessoa antes de tudo, e tem personalidade. Essa é umas das coisas mais importantes que devemos saber, pois ninguém é igual a ninguém só porque tem a mesma deficiência.

Os padrões de normalidade supõem que as pessoas que não estão neste “padrão” são vítimas e por isso a sociedade não consegue enxergar quem é diferente como indivíduo. Então não se preocupe em seguir um padrão ou manual de boas maneiras para lidar com uma pessoa com deficiência. Apenas o trate e aja como com faria com qualquer pessoa, respeitando as características.

Algumas características não podem ser mudadas, mas alguns padrões precisam sim ser quebrados.

Mariana Antiquera
Graduada em Marketing

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.