Inclusão Social: O direito de falar Libras | Saúde e Bem-Estar

No último dia 5, os jovens foram surpreendidos com o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ser “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Com a crise política que o país está passando e todos os problemas mundiais, dificilmente algum jovem estudou sobre a inclusão, e o tema apresentado pegou muitos jovens despreparados, causando criticas e elogios.

A inclusão nunca foi matéria de sala de aula, mais sim matéria de vida, e com certeza muitos estudantes não tem nenhuma ligação com inclusão e não devemos obrigá-los a saber sobre o assunto. Porém, essa redação como tema do Enem vai abrir a cabeça das pessoas para muitos outros assuntos relacionados à inclusão, e com isso vai despertar interesse.

Por que não colocar aula de libras (linguagem brasileira de sinais) nas salas de aulas? Todos deveriam pelo menos saber o básico de Libras, pois é nossa segunda língua. Os brasileiros deveriam falar português e libras, pois os deficientes auditivos tem o direito de se comunicar com todos.

A formação de surdos no Brasil ainda é um grande desafio porque as pessoas não sabem que o nosso país não fala só o português, mas também Libras.

Não podemos e nem queremos obrigar as pessoas a saberem sobre inclusão, mas podemos lutar para que saibam sobre o direito que elas têm de fazer parte da diversidade.

Mariana Santana Antiquera
Graduada em Marketing
Mariana_antiquera@hotmail.com

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.