Os benefícios em ter uma horta em casa

Ter a possibilidade de consumir alimentos frescos, conhecendo a procedência e colhidos diretamente do quintal: esses são os maiores pontos positivos de quem possui uma horta em casa. Podendo ser composta por legumes, frutas, verduras e temperos, ela é uma ótima opção para manter uma alimentação mais saudável.

De acordo Márcio Meiken e Luciane Watanabe Lourenço, docentes da área de paisagismo do Senac Sorocaba, qualquer um pode ter uma horta em casa e, com apenas algumas horas de sol por dia, é possível conseguir bons alimentos. “Pode-se plantar em diversos recipientes e não existe espaço mínimo para o cultivo.

Caso não haja uma área para formação de canteiros no solo, uma garrafa PET ou uma caixa de leite vazia são suficientes. Também há a alternativa de utilizar jardineiras, vasos ou qualquer outro recipiente que tenha uma boa drenagem e seja colocado em local com boa iluminação natural” explicam.

Ainda segundo os docentes, a escolha da terra e do adubo é ideal para manter os alimentos saudáveis. “É importante que seja uma terra bem equilibrada, rica em matéria orgânica e cheia de vida. Quanto mais naturais forem os adubos, como composto orgânico e húmus de minhoca, melhor”, comentam.

Outra questão a ser levada em conta é se o plantio será a partir de sementes ou mudas. Sobre isso Márcio e Luciane afirmam que nem sempre é bom começar uma horta com sementes, pois, ao utilizar mudas, é possível otimizar o processo e evitar o desperdício.

Já a rega deve ser realizada de acordo com a espécie. “Vai depender do que está sendo cultivado. Existem plantas que demandam regas diárias, já para outras uma vez por semana é o bastante, por isso é preciso conhecer as espécies presentes na horta”, ensinam Márcio e Luciane.

Confira um passo a passo para fazer sua própria horta

*Pode-se começar pela escolha das plantas mais apreciadas durante as refeições;

*Em seguida, deve-se escolher o recipiente onde será feito o cultivo; caso ele não tenha furos, deve-se fazer alguns;

*O próximo passo é criar o sistema de drenagem, e isso pode ser feito utilizando argila expandida;

*Insira no recipiente a terra e o adubo;

*Em seguida, basta colocar as mudas selecionadas.

Técnico em Paisagismo

O Senac Sorocaba está com vagas abertas para o curso Técnico em Paisagismo, que tem início no dia 7 de agosto. O curso tem o objetivo de habilitar profissionais para atuarem no desenvolvimento e implantação de projetos paisagísticos e também na manutenção de jardins, sempre respeitando o meio ambiente. A grade curricular privilegia a viabilização dos projetos paisagísticos, considerando os recursos disponíveis, a fim de minimizar perdas financeiras e problemas técnicos.

As aulas são de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As inscrições devem ser feitas pelo site www.sp.senac.br/sorocaba. Outras informações pelo telefone (15) 3412-2500. O Senac Sorocaba fica na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência.

Serviço:
Técnico em Paisagismo
Data: a partir de 7 de agosto
Horário: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Local: Senac Sorocaba
Endereço: Avenida Coronel Nogueira Padilha, 2.392 – Vila Hortência
Informações: www.sp.senac.br/sorocaba
Informações: 15 3412-2500