Palestra preventiva em Mairinque sobre os cuidados com a meningite alerta para época de maior incidência da doença | Saúde e Bem-Estar

A Vigilância Epidemiológica promoveu na última semana, no Centro Municipal de Educação e Cultura – CEMEC, a palestra com o infectologista Dr. Jaime Sauda sobre os riscos da meningite para os profissionais da rede municipal de educação.

O encontro foi para orientar os profissionais da rede, para que nesse período do ano, que é um dos mais propícios para a transmissão da doença, saibam os procedimentos e métodos para lidarem com casos que possam ocorrer.
A palestra foi preventiva, pois a vacina faz parte do calendário nacional de vacinação e os grupos prioritários que são meninos e meninas entre 12 e 14 anos incompletos estão imunizados, segundo informações da Vigilância Epidemiológica.

Mais sobre a meningite
De acordo com o Portal da Saúde, a meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes como bactérias, vírus, parasitas e fungos. Dentre as tipologias existentes, as meningites bacterianas e virais são as mais preocupantes, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos, que pode inclusive levar a óbito.

A Organização Mundial da Saúde estima que 170 mil pessoas morrem em razão da doença, por ano. Os principais meios de transmissão da doença se dão através da tosse, fala e espirros, havendo inclusive, a necessidade de um contato mais íntimo com os transmissores, no caso, residir no mesmo local, compartilhar escritórios e alojamentos, além de frequentar creches e escolas.
Entre os principais sintomas da doença estão à febre, rigidez na nuca, alteração no estado mental e até convulsões.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.