Se você ingere adoçantes, talvez tenha tendência para engordar | Saúde e Bem-Estar

Tomar bebidas com adoçantes de baixa caloria não ajuda a perder peso – e pode inclusive ser prejudicial para a saúde. É o que revela um novo estudo publicado na revista especializada Canadian Medical Association Journal. Os pesquisadores, que revisaram um bom número de estudos, descobriram que as pessoas que consomem com frequência esse tipo de substância (como o aspartame, a sucralose e o esteviosídeo) costumam ter maior risco de aumento de peso, obesidade, diabete tipo 2, hipertensão e doenças cardíacas que as que não consumem.

A obesidade é um problema mundial cada vez mais amplo, e a suspeita é que o consumo excessivo de açúcar seja um dos principais fatores dessa trajetória nefasta. Numa tentativa de evitar seus efeitos prejudiciais à saúde, as pessoas têm optado por adoçantes de baixa caloria, cujo consumo aumentou significativamente nos últimos anos. E a previsão é que a tendência continue.

No entanto, uma série de estudos recentes – entre eles, com animais – indica que essas substâncias possivelmente não sejam saudáveis. Por exemplo, há provas de que elas poderiam afetar negativamente o metabolismo da glicose, os micro-organismos benignos e o controle do apetite. Mas estudos pequenos e individuais nem sempre oferecem uma imagem completa.

Assim, para entender melhor o impacto dos edulcorantes na saúde, os pesquisadores deste último trabalho realizaram uma revisão sistemática utilizando uma metanálise. Ou seja: reuniram informações dos melhores estudos que encontraram e voltaram a examinar os dados combinados, a fim de gerar estatísticas mais confiáveis.

A revisão analisou dados procedentes de sete testes controlados randomizados (o “padrão-ouro” dos ensaios clínicos) e 30 estudos observacionais. No total, foram 400.000 participantes.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.