Vacinação contra sarampo começa na capital paulista | Saúde e Bem-Estar

Começou nesta segunda-feira (10) na cidade de São Paulo a campanha de vacinação contra o sarampo. O público-alvo são pessoas com idade entre 15 e 29 anos, faixa etária mais suscetível a não ter tomado as duas doses recomendadas da vacina.

A meta da secretaria municipal de saúde é imunizar 2,9 milhões de pessoas até o dia 12 de julho, data prevista para o término da campanha. O dia “D” será no dia 29 de junho.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a crianças a partir do primeiro ano de vida. O aumento do número de casos, no entanto, tem feito com que o Ministério da Saúde faça campanhas pelo país em outras faixas etárias.

Em 2018, o Brasil viveu um surto da doença com mais de 10 mil casos, especialmente no Amazonas e em Roraima. Após a crise, o país perdeu o certificado de eliminação de sarampo concedido pela Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS). O Brasil não é mais considerado uma área livre da doença.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.