O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba realizou em São Roque o primeiro encontro com sua nova diretoria. Presidido atualmente pelo Prefeito de São Roque, Guto Issa, eleito em dezembro de 2023 ao lado do seu vice, o prefeito de Iperó, Leonardo Roberto Folim, o conselho se reuniu nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, no O Castello, um dos empreendimentos turísticos mais importantes da cidade.
“A escolha deste espaço não é por acaso. Queremos inspirar a todos sobre a importância do turismo, indústria que mais cresce no mundo, que hoje representa 10% do PIB do Estado e que hoje é um dos grandes atrativos da nossa cidade. Nesta nova gestão, queremos trabalhar a continuidade dos planos já desenvolvidos pela RMS, mas também abordar novos projetos que envolvam o turismo, gestão das cidades, Parcerias Público Privadas, ações que envolvam a saúde, entre outras, sempre com o objetivo de levar desenvolvimento e sustentabilidade a nossa região”, afirmou Guto Issa em sua fala de abertura.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, com prefeitos, vice-prefeitos e representantes das 27 cidades que compõem a RMS, vereadores, deputados estaduais, além de membros do Governo Estadual, como Marcelo Branco, Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, além de Gilberto Kassab, Secretário de Estado de Governo Relações Institucionais.
Entre as pautas abordadas no encontro estão a apresentação dos projetos da Agência Metropolitana de Sorocaba e das Câmaras Temáticas, bem como a apresentação sobre o Fundo de Desenvolvimento da RMS. Assuntos importantes e que abrem os trabalhos da nova diretoria.
“Este é um conselho onde a conciliação deve sempre prevalecer, pois a sua maior força está justamente na união de tantas cidades por um mesmo projeto, onde encontramos a convergência de ideias e forças em busca de um mesmo objetivo. Acredito que o Guto tem o perfil necessário para realizar uma excelente gestão na RMS, assim como faz na cidade de São Roque”, disse Gilberto Kassab.
Região Metropolitana de Sorocaba
Composta por 27 cidades, a RMS é uma das regiões mais prósperas de todo o estado, sendo reconhecida pela beleza e pelos constantes índices de avanço de seus municípios agrupados em três sub-regiões:
• Sub-região 1: Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tatuí, Tietê e Itapetininga, município que foi incorporado à região após sua institucionalização.
• Sub-região 2: Alumínio, Araçariguama, Ibiúna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.
• Sub-região 3: Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.
Formada por comitês, grupos de trabalho e comissões, a Região Metropolitana atua para o progresso regional em áreas prioritárias, como Desenvolvimento Econômico, Saúde, Segurança Pública, entre outros.