Monumento vandalizado era homenagem aos são-roquenses na Segunda Guerra Mundial | O Democrata

O patrimônio histórico de São Roque sofreu, nesta terça-feira (8), na Praça da República, mais um ato de vandalismo com a quebra do busto da República no pedestal em homenagem aos expedicionários da cidade que combateram na Segunda Guerra Mundial (1939/45). É lamentável o ocorrido com um monumento que há 76 anos guarda a memória dos são-roquenses que combateram, na Europa, o nazismo e deixa um alerta para que a placa de bronze com o nome dos homenageados passe a ser vigiada com mais cuidado diante do risco iminente de um novo ataque.

O Democrata registra em seu centenário arquivo o retorno dos nossos combatentes, a festiva recepção, a inauguração do monumento e a homenagem póstuma a Marino Camurça que faleceu pouco depois da volta ao Brasil.

Os expedicionários receberam medalhas entregues pelas “gentis senhoritas” Durcema Villaça, Helena Bastos e Maria Adelaide Boccato. Primeiro foi o sr. José Ferreira Pinto, tio do soldado Marino Camurça. A Brasital destinou Cr$ 1.000,00 à organização dos festejos, “gesto patriótico e que muito a dignifica.”

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados