Temperos que te quero! | O Democrata

Aliados a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos, os temperos têm muito a contribuir para uma vida mais saudável, os temperos tem grande importância nesse auxílio para que nosso organismo trabalhe de forma equilibrada. Alguns temperos podem ser acrescentados no preparo do alimento e podem ser inclusos nas refeições até mesmo para quem segue dietas, alguns podem até ter efeito termogênico ajudando no emagrecimento, como é o caso da pimenta. Não sabemos com certeza quando os temperos começaram a fazer parte das preparações de nossas refeições, mais com a evolução dos usos e costumes, muitos deles foram incorporados ao nosso dia a dia, e hoje fazem parte da rotina em nossas residências e estabelecimentos que se utilizam desses ingredientes diariamente.

A pimenta é rica em capsaicina, um antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a aliviar dores e melhora a digestão e quanto mais forte o sabor da pimenta, mais capsaicina ela contém. Além desses benefícios, a especiaria ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a libido, age como anti-inflamatório e atua como antioxidante, prevenindo alterações nas células, protegem a mucosa bucal e aumentam a salivação. Faz parte de diversos molhos e preparos na nossa culinária.

O gengibre têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Além deste benefício, o gengibre também atua na prevenção de problemas estomacais, pois combate enjoos, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. A raiz também é bastante utilizada para combater o mau hálito, cólica menstrual e dores musculares. É utilizado em bebidas e pratos salgados, como: chás, o tradicional quentão das festas juninas, sopas, purês, salteados, molhos, peixes, aves e carne bovina. O gengibre fresco ralado derrete em molhos, mas para um sabor mais delicado, use-o cortado em rodelas.

Vinagre de Maçã é rico em quercetina, potente antioxidante que protege o fígado. Também é dotado de grande ação diurética, contribui para o emagrecimento saudável, previne diabetes e câimbras e pode ser um aliado da digestão. Além de temperar saladas, você pode usar em marinadas e conservas caseiras.

O alecrim é conhecido como a erva da alegria, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe, e tem forte ação antioxidante, prevenindo derrames e doenças cerebrais degenerativas, por ser rico em fibras, ferro e cálcio. Pode ser consumida em chás, como tempero em diversos pratos e também é utilizado em arranjos ornamentais. Você pode adicionar em seus arranjos e perfumar os ambientes, como tempero de carnes brancas, batatas, saladas e refogados além de agregar sabor, suas propriedades trarão mais equilíbrio para sua flora intestinal.

O coentro, é uma erva muito utilizada como tempero de cozinha, traz benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão.

Além de poder ser utilizado para dar sabor e cheiro às preparações culinárias, o coentro também pode ser usado para incrementar saladas, sucos verdes e chás.  Mas será que existe uma explicação científica para tanto amor e ódio de uma simples plantinha? Existe sim, por ter entre seus componentes uma substância química chamada E-(2)-decenal, que consta também na secreção de defesa de alguns insetos. E como os seres humanos tem um gene chamado OR6A2, que permite sentir esse cheiro, podemos dizer que o coentro, para algumas pessoas, tenha sim cheiro e gosto de insetos.  

Alguns temperos podem ser acrescentados no preparo para não pesar a mão na hora de salgar o alimento e que podem ser inclusos nas refeições até mesmo para quem segue dietas, alguns podem até ajudar no emagrecimento, como é o caso da pimenta. O segredo é abrir o leque de opções para fazer da refeição não só apenas um momento de saciedade ou prazer, mas também de muita saúde no prato.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Stobart, Tom “Ervas, Temperos e Condimentos”. Ed. Zahar. 

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