Terremoto de 7.7 em Mianmar deixa mais de 1.600 mortos; número de vítimas segue aumentando – O Democrata

O terremoto de magnitude 7.7 que atingiu Mianmar na sexta-feira (28) já deixou 1.644 mortos, segundo dados atualizados pela junta militar neste sábado (29). O número de feridos chegou a 3.408, enquanto 139 pessoas seguem desaparecidas. As autoridades alertam que esses números podem crescer à medida que os trabalhos de resgate avançam.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A região de Mandalay, epicentro do tremor, registrou danos significativos, com 1.591 imóveis destruídos. Além das perdas humanas, a infraestrutura elétrica foi severamente afetada, deixando moradores sem energia. Equipes de resgate seguem atuando intensamente na busca por sobreviventes nos escombros.

Em uma declaração direcionada à comunidade internacional, o líder de Mianmar, Min Aung Hlaing, fez um apelo por ajuda humanitária. “Gostaria de convidar qualquer país, organização ou pessoa a ajudar”, disse o militar, abrindo as portas para auxílio externo. O pedido foi atendido por nações como Estados Unidos, China, Índia e membros da União Europeia.

O impacto do terremoto também foi sentido em Bangkok, capital da Tailândia, onde nove mortes foram confirmadas e 101 pessoas estão desaparecidas. Equipes de resgate trabalham em ritmo acelerado para localizar vítimas nos escombros.

A mobilização internacional e o drama vivido pelas vítimas de Mianmar e Tailândia chamam a atenção do mundo para a necessidade de ações rápidas e coordenadas diante dessa tragédia.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.