
O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou que os trabalhadores na empresa de transporte intermunicipal Viação Piracicabana retomaram a greve na manhã desta terça-feira (03) em protesto contra demissões abusivas, prática de dupla função, não cumprimento correto do intervalo intrajornada e descontos no dia parado.
Segundo nota, o Sindicato tentou resolver os problemas por meio do diálogo, mas a empresa está intransigente. A última tentativa foi na sexta-feira (30), quando a paralisação foi suspensa para negociação, mas a empresa não se pronunciou.
“O Sindicato reafirma que não aceita demissões em plena pandemia e na vigência de instrumentos legais que permitem à empresa reduzir seus gastos com folha de pagamento sem a quebra do vínculo empregatício, o que garante aos trabalhadores um suporte importante neste momento. Além disso, a redução no quadro de funcionários agravará ainda mais o não cumprimento do intervalo de descanso e a prática de dupla função”, disse.
A greve segue por tempo indeterminado e 30% da frota está em circulação na região de São Roque, o que significa quatro ônibus.
O Sindicato dos Rodoviários protocolou notificação de greve na empresa no dia 23 de outubro. A Viação Piracicabana faz linhas intermunicipais entre o município de São Roque e as cidades de Itapevi, Cotia, Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus; e o município de Araçariguama a Itapevi.