O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que a Rússia enfrentará “altos níveis de taxas, tarifas e sanções” se o presidente Vladimir Putin não encerrar a guerra na Ucrânia. Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump expressou seu “amor” pelo povo russo e seu “bom relacionamento” com Putin, mas alertou para a necessidade de “PARAR esta guerra ridícula!”

Trump afirmou que, se um acordo não for alcançado em breve, ele não terá outra escolha a não ser impor sanções severas sobre qualquer produto vendido pela Rússia aos Estados Unidos e outros países. Ele enfatizou que “VIDAS NÃO DEVEM MAIS SER PERDIDAS” e que a guerra nunca teria começado se ele fosse presidente. Durante sua campanha, Trump afirmou repetidamente que poderia acabar com a guerra “em um dia”, embora não tenha detalhado como isso seria possível.
A Rússia já é o país com o maior volume de sanções no mundo, e há poucas entidades ou setores-chave que ainda não estão sujeitos às restrições dos Estados Unidos e da Europa. Os bancos russos e as empresas militares-industriais se adaptaram e desenvolveram soluções alternativas para escapar das sanções existentes. No entanto, indicadores recentes são cada vez mais alarmantes para o Kremlin, com taxas de juros de 23%, inflação acima de 9%, queda do rublo e expectativa de desaceleração drástica do crescimento em 2025.