Vigilância Epidemiológica alerta população para a vacinação contra a Febre Amarela

A Prefeitura de Mairinque, por meio da Vigilância Epidemiológica, continua imunizando os munícipes contra a Febre Amarela. Desde o mês de janeiro, já foram aplicadas mais de 32 mil doses da vacina.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município e para receber a imunização basta apresentar a carteira de vacinação. A dose aplicada é fracionada e possui a validade de oito anos. Já a dose completa só é aplicada em casos específicos, como os de pessoas que viajarão até países que exigem o certificado internacional de febre amarela. Para esses casos, a aplicação da dose completa só é efetuada mediante a apresentação de documentos que comprovem a viagem.

O Chefe de Divisão de Vigilância Epidemiológica, Luiz Carlos Pinheiro, ressalta a importância de toda a população ser vacinada. “Mesmo com a diminuição dos casos de Febre Amarela é muito importante que todos os cidadãos tomem a vacina, tendo em vista que já houve casos em humanos, e até óbito pela doença em municípios vizinhos”.

A imunização NÃO é indicada para crianças menores de nove meses, portadores de câncer, pacientes em quimioterapia e radioterapia, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea, pessoas em uso de corticoide, pessoas infectadas por HIV, pessoas com artrite reumatoide, alergia grave a algum componente da vacina ou ovo, portadores de Lúpus, gestantes, pessoas com timoma, doença de Addison, miastenia gravis e mulheres amamentando bebês menores de 06 meses.

A vacina também NÃO é recomendada para pessoas que estão em uso dos seguintes medicamentos: Azatioprina, Ciclofosfamida, Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe e Rituximabe.

Para mais informações, ligue no (11) 4708-3574 – Vigilância Epidemiológica. O horário de atendimento das UBS acontece das 7h às 16h.