Com o apoio da CBA e do Instituto Elos, moradores de Alumínio identificam e planejam o espaço para os pequenos
A Vila Paraíso, um dos bairros mais antigos da cidade de Alumínio, ganhará um espaço dedicado às crianças. Nos dias 23 e 24 de junho, os próprios moradores irão tirar do papel o sonho de ter um local voltado para a recreação dos pequenos.
Na primeira semana de maio, com o apoio da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), 20 representantes da Vila Paraíso reuniram-se no AACAA (Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Alumínio), para participarem da Vivência Oásis, programa de formação aplicado pelo Instituto Elos.
O objetivo do projeto é empoderar a comunidade e fazer com que os cidadãos enxerguem a beleza e os recursos que o bairro oferece. Para isso, são desenvolvidas as sete disciplinas da filosofia Elos: olhar, afeto, sonho, cuidado, milagre, celebração e revolução. São etapas que estimulam e mostram que a própria comunidade é capaz de realizar seus sonhos, a partir da mobilização comunitária.
Como parte do projeto, os moradores organizaram e realizaram um show de talentos, que contou com a presença de cantores, mágico, músicos, artesãos, contadores de história, entre outros artistas. Tudo aconteceu no tempo estipulado de duas horas. A iniciativa contribuiu para que os moradores pudessem ver que, com organização e planejamento tudo é possível.
Para o consultor de Responsabilidade Social da CBA, Alan Ferreira da Costa, o projeto é como plantar uma semente que, com dedicação e paciência, os moradores colherão os frutos do que estão plantando.
“A CBA espera que a iniciativa engaje outros moradores para que isso seja feito em outros bairros. O nosso trabalho é mostrar que juntos eles podem realizar sonhos e até resolver problemas do próprio município”, afirma Costa.
O sonho da Vila Paraíso
A organização do show de talentos estimulou os moradores da Vila Paraíso e os fez enxergar que são capazes de tirar do papel o sonho da comunidade: um espaço de lazer para as crianças. O primeiro passo para torna-lo realidade foi a criação de uma maquete e a identificação do local.
E, ao longo do mês, os 20 representantes junto aos moradores iniciarão o mutirão para levantar todos os recursos necessários para a construção do parquinho. O espaço para recreação ficará na rua Octávio Correia da Costa.
“A ação da CBA com o Instituto Elos é um presente para nós. Foi e está sendo uma oportunidade para nos mostrar a força que temos. Mostrou que podemos alcançar outros objetivos também, que podemos ir longe”, afirmou a Marta Martins Ferreira, presidente do AACAA e líder comunitária.
A ação já conta com a ajuda da Blau Elétrica, que mobilizou seus fornecedores para contribuir com materiais, como tintas para os pneus que vão proteger o campinho de futebol do espaço.
Sobre a CBA
Produzimos alumínio do começo ao fim: extraímos a bauxita, transformamos o metal e oferecemos desde lingotes até produtos transformados como chapas e bobinas.
Tudo isso de um jeito bem sustentável.
Somos autossuficientes na extração da bauxita, produzimos toda a energia que usamos e somos líderes na reciclagem industrial do setor.
Isso tudo para conectar você ao mundo de oportunidades do alumínio.
O alumínio está no transporte que te move, nas janelas de sua casa, na embalagem de alimentos e no seu celular. Parcerias duradouras que transformam matéria-prima em soluções para o dia a dia.
A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br