Você tem o costume de usar esta erva? – O Democrata

O cerefólio é uma erva aromática que pode ser usada da mesma forma que a salsa, sendo muito utilizada na culinária francesa, porém seu uso remonta a época dos romanos.

O cerefólio é utilizado principalmente como tempero e, em menor grau, na medicina caseira. Com aroma delicado, pode ser usado como a salsa, em saladas, molhos, carnes, omeletes, sopas, arroz e tudo mais que a criatividade permitir na hora de cozinhar. Apesar de ser muito parecido com a salsa, são da mesma família, mas não do mesmo gênero, podendo ser inclusive confundido pela aparência, seu sabor e aroma são diferentes, mais fresco, lembrando levemente o anis e a mirra.

As flores, folhas e raízes são comestíveis, embora as folhas sejam usadas com maior frequência. Há vários tipos, inclusive com folhas crespas que formam uma bela guarnição. Se usar ele congelado em cubos de gelo, irá acrescentar um sabor refrescante em bebidas à base de frutas. Outro uso recomendado é a manteiga de cerefólio que fica deliciosa para ser passada em biscoitos salgados e pães, ou ainda como cobertura temperada de peixe ou aves assadas.

Na medicina caseira, em forma de chás ou mesmo consumido cru, ajuda na digestão e problemas circulatórios e fígado, além de combater o reumatismo. Tudo isso porque suas folhas e hastes possuem quantidades elevadas de antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.

Para quem quer cultivar o cerefólio, é recomendado o replantio em uma área maior, seja em um vaso grande ou em um canteiro, para que suas raízes possam se desenvolver melhor, de preferência em área com sombra ou mesmo à sombra de plantas maiores, como alecrim.

Pode ser plantado o ano todo, principalmente de março a novembro.  Na verdade, é ótima para ser plantada em uma horta doméstica, pois além de ser um excelente tempero, ainda ajuda a espantar algumas pragas da horta, como as lesmas e caracóis.

Como planta medicinal pode ser utilizada para tratar:

  • Infecções urinárias, congestão no fígado, cálculos renais, cólicas, pressão alta, diabetes, alterações circulatórias, reumatismo entre outros.
  • É depurativa, diurética, anti-inflamatória, antioxidante.
  • Utiliza-se as folhas, sementes e raízes.

Gosta de um solo fértil e bem drenado, com matéria orgânica e boa irrigação. Com calor intenso, o cerefólio cresce mais rapidamente, desenvolvendo as folhas e flores, e assim fica imprópria para o consumo. Então, para colher o cerefólio, espere a plantinha atingir cerca de 10 centímetros e corte os talos na base, isso ajudará a surgir novas folhas.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Produtora Rural e Escritora

Fonte: Beatriz Medina et. Al. “O livro completo das plantas”. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2009.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.