Zé do Nino completa 90 anos e comemora com as Festas de Agosto | O Democrata
Zé do Nino comemora 90 anos em frente à Igreja da Matriz

Neste domingo, dia 6 de agosto, Zé do Nino está entrando nos 91 anos. É desse jeito que José Carlos Dias Bastos costuma responder quando alguém fala que está aniversariando. “Guardião da Tradição da Cidade de São Roque” é uma pessoa que conquista sem a necessidade de se impor. Faz questão de dizer que não é indispensável, mas tem o reconhecimento da sua contribuição e que sem ele muita coisa teria se perdido por falta de iniciativa. Deve ser considerado uma fonte de inspiração, como Dona Amazília Ribeiro Lopes foi uma referência para o próprio Zé do Nino na organização da Festa de São Roque.

E não é apenas o Zé do Nino das Festas de Agosto. Filho do comerciante e político Antonino Dias Bastos (Nino, prefeito de São Roque 1924/25) e Julieta, a casa da família vivia cheia de gente. Primeiro são 14 filhos (ele é o 13º) e porque sempre esteve de portas e braços abertos para receber parentes e amigos, além do armazém funcionar agregado à moradia. Participa ativamente da vida social da cidade. Era o presidente do São Paulo Clube, em 1964, quando da fusão com a Literária que deu origem ao São Roque Clube. Trabalhou na Prefeitura de São Roque e contribuiu quando o município dava os primeiros passos para se transformar em estância turística.

No Arquivo Vivo do Jornal O Democrata resgatamos dois momentos para falar do aniversariante. Em 2013, Glauco Roque de Paula Santos buscou em um artigo definir a “liderança” de Zé do Nino que completava 80 anos. Resgatamos também as edições do dia de seu nascimento (6 de agosto de 1933, curiosamente também em um domingo) e da semana seguinte que traz a programação da Festa de São Roque e Divino Espírito Santo.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.