Uma forte onda de calor atinge vários países da Europa, com temperaturas ultrapassando 40°C na França, Itália, Portugal, Espanha e Grécia. Na França, 84 das 95 regiões estão em alerta laranja — o segundo mais elevado — e cerca de 200 escolas públicas vão fechar parcialmente ou totalmente entre segunda (30) e quarta-feira (2).
Portugal enfrenta calor extremo e risco de incêndios, com Lisboa esperando até 42°C. Na Itália, 21 das 27 cidades monitoradas, incluindo Roma e Milão, estão sob alerta máximo, com proibição de trabalho ao ar livre em algumas regiões. A Espanha registrou recordes de calor, com 46°C em Granada, maior marca desde o início das medições, e temperaturas elevadas também em Sevilha e Madri.
Na Grécia, o calor intenso aumenta o risco de incêndios florestais, com um grande fogo ativo ao sul de Atenas, mobilizando bombeiros e equipes aéreas para conter as chamas e evacuando moradores.
O calor também elevou a temperatura do Mar Mediterrâneo, que atingiu 26°C nas Ilhas Baleares — valor atípico para esta época do ano. Hospitais italianos já relatam aumento de 10% nos casos de insolação, principalmente entre idosos, pacientes com câncer e pessoas em situação de rua.
Com informações do g1.