Agroecologia e Meio Ambiente

A Agroecologia é uma ciência que orienta os agricultores para que haja uma adoção de tecnologias e práticas em sistemas de produção, onde os processos ocorrem de forma similar a da natureza, mantendo o equilíbrio ecológico que auxilia na estabilidade dos ecossistemas naturais. É importante ressaltar, que esse tipo de manejo além de fomentar a produção de alimentos de boa qualidade, livre de resíduos químicos, onde não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis e agrotóxicos, o que também contribui com a segurança alimentar, e com a conservação e melhoria ambiental, por ocorrer de maneira sustentável com o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais da área.

Os sistemas produtivos de base agroecológica estão geralmente focados no fortalecimento da agricultura familiar, que se baseiam na pequena propriedade, na mão de obra familiar, em sistemas produtivos complexos e diversos, adaptados às condições locais. Em São Roque temos diversas famílias que trabalham com produção rural tanto no modo convencional, como no agroecológico.

Em apoio ao movimento agroecológico e em comemoração à semana do meio ambiente, a comunidade de produtores e consumidores de alimentos e produtos agroecológicos de São Roque, aliados ao Conselho de Desenvolvimento Rural de São Roque, com apoio técnico e assistência da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agroecologia, ressaltam sua contribuição o que tange às Mudanças Climáticas. Na oferta de alimentos agroecológicos e orgânicos, produzidos de forma saudável, utilizando insumos naturais na produção, permitindo que os alimentos mantenham a vitalidade e frescor ate chegar a nossa mesa. O Respeito à sazonalidade dos produtos traz maior diversidade de alimentos e criatividade na cozinha propiciando cardápios com nutrientes necessários para o corpo, daquela esta estação.

Os alimentos integrais processados a partir de produtos orgânicos ou agroecológico, a utilização de produtos de higiene, pessoal e do lar com os cosméticos naturais são itens primordiais para que possamos nos sentir empoderados e agentes das mudanças climáticas. Cuidamos da água, do solo, do fortalecimento da economia local, reduzimos o uso de embalagens em nossas chácaras e sítios. Os alimentos deste coletivo que cuida em oferecer saúde para o individuo e o Planeta são encontrados na

Feira Agroecológica de São Roque

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque.

Temos também de DELIVERY, para quem não tem disponibilidade na agenda para estar presencialmente na feira. Disponibilizamos a lista de produtos na segunda feira, na terça recebemos os pedidos, nas quartas o produtores se organizam para a Feira, e o delivery. Contato para o delivery, se este for seu interesse: 11 97052 7566 – Sueli, peça nossa lista de alimentos.

Obter uma melhoria na qualidade de vida é a principal conquista para todos, quando o seu trabalho envolve a conservação do espaço onde vive, essa conquista se expande para a sociedade em geral. Ganham os consumidores que podem se alimentar com produtos saudáveis, de boa qualidade e sem resíduos químicos, ganha o meio ambiente devido à conservação e melhoria da qualidade ambiental, geradas pelas técnicas utilizadas para viabilizar a produção e ganham os agricultores que dispõem de rendimento financeiro a partir da comercialização de seus produtos e do aprendizado gerado na troca de informações e na observação do seu entorno para melhor aplicar seus conhecimentos.

A agricultura sustentável melhora a qualidade de vida, e assume importante papel no estabelecimento de princípios que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável e conservação dos recursos naturais, todos esses baseando-se nos pilares da sustentabilidade “ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente
viável “.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Santos C.C. “Agroecologia: Preservação do Meio Ambiente”. Atena, 2019.