Alimentos que auxiliam sua hidratação corporal | O Democrata

Todos sabem da importância da água na hidratação corporal, porém alguns alimentos são ricos em líquidos e podem auxiliar nosso organismo mantendo nosso corpo saudável, mesmo durante o calor intenso e a baixa umidade. A água é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, já que atua em todas as reações químicas em nosso corpo, regulando a temperatura corporal, auxiliando diversos processos fisiológicos e mesmo com a necessidade constante de água, nosso corpo não o armazena por muito tempo e por isso, precisamos repô-la sempre.

Em geral os vegetais possuem uma boa quantidade de água, no agrião e abobrinha 93% da sua composição é água, o tomate apresenta 95% e a melancia 92%  de água, sem contar que esses alimentos são ricos em fibras, que auxiliam no regulamento das funções intestinais, fornecem vitaminas e outros nutrientes importantes e ainda matam a sede.

Quando crus, esses alimentos apresentam uma maior porcentagem de água, com exceção das sementes e grãos que absorvem a água durante o cozimento. É estimado, por exemplo que o feijão tenha apenas 14% de seu peso em água quando cru e após seu cozimento esse valor chega a quintuplicar. Agora no caso das carnes e outros alimentos, a quantidade de água gira em torno de 60%.

Alguns alimentos ricos em quantidade de água:

  • Acerola – cerca de 90%
  • Alface – cerca de 96%
  • Arroz integral cozido – 70% de água
  • Cenoura – cerca de 90%
  • Leite – cerca de 91%
  • Ovo – cerca de 75%
  • Pepino – cerca de 95%
  • Uva – cerca de 82%

É importante observar que geralmente apenas 10% da água necessária para suprir nossas recomendações diárias pode ser absorvida através dos alimentos, sendo assim é necessário ingerir em torno de 2 litros de água diariamente.

A água circula pelo nosso corpo como nos ecossistemas, e muitas pessoas se preocupam em não poluir os rios, por exemplo, e esquece que nossas veias também podem ser poluídas com alimentação inadequada e a falta de água, que além de nutrir, auxilia seu organismo em diferentes funções e atividades reguladoras.

Por isso a ingestão de frutas, verduras e legumes é tão benéfica para a hidratação corporal, tanto como a ingestão de água, sucos e chás. Em períodos muito quentes, deve ser observado que ingerir bebidas alcoólicas e ingredientes termogênicos como pimenta, gengibre, guaraná e excesso de cafeína, pode ser um gatilho para o aumento da temperatura corporal, dificultando a hidratação que seu corpo necessita, por isso é recomendado que entre um “drink” e outro a água seja ingerida, para auxiliar seu corpo na manutenção do equilíbrio de hidratação.

Para quem não tem costume de beber a água pura, aromatizar sua água pode ser a saída, e ainda auxiliar na ingestão de vitaminas e minerais importantes. São várias as opções para uma água aromatizada saborosa, você pode colocar em uma garrafa folhas de hortelã, ou de manjericão, alecrim, ou pode juntar rodelas de limão com rodelas de pepino e alecrim, laranja e hortelã, maçã verde e erva doce, pedacinhos de abacaxi e hortelã, cenoura e pepino em tiras pequenas, melão e limão, hibisco e anis, ou outra combinação que agrade seu paladar. São muitas combinações possíveis, lembre-se que sua água saborizada precisa ser consumida no dia que você preparou de preferência, e em geral elas são boas para consumo por umas 12 horas depois de preparadas se ficar em uma ambiente refrigerado ou adequado, assim você pode ir trocando os sabores para não enjoar e aumentar sua absorção de nutrientes e vitaminas que cada combinação traz.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Alvarenga, M. ET AL. “Nutrição Comportamental”. Ed. Manole, 2018.

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