O presidente da China, Xi Jinping, apresentou nesta segunda-feira (1) a Iniciativa de Governança Global (IGG) durante a 24ª cúpula da Organização para Cooperação de Xangai Plus (OCX), reunindo líderes de 20 países não ocidentais, incluindo Vladimir Putin e Narendra Modi.
O plano chinês propõe uma nova ordem mundial baseada em cinco princípios: igualdade soberana, respeito ao direito internacional, multilateralismo, foco nas pessoas e ações concretas. Xi criticou o unilateralismo e o protecionismo, destacando que a cooperação global é essencial para enfrentar crises econômicas e geopolíticas.
A proposta ocorre em meio à guerra comercial dos EUA e tensões regionais na Ásia. Modi e Xi enfatizaram avanços na relação Índia-China, incluindo a retomada de voos diretos e a manutenção da paz em áreas fronteiriças. A OCX pretende impulsionar cooperação em áreas como energia verde, IA e infraestrutura econômica global, com destaque para o Cinturão da Rota da Seda.
A iniciativa chinesa inclui ainda ajuda financeira de US$ 280 milhões aos membros da OCX e empréstimo adicional de 10 bilhões de yuans, reforçando a estratégia de integração e influência econômica da China na Ásia e no mundo.