Confaca realiza Festival Nacional de Canção Autoral

1ª Mostra Confaca Online será realizada no mês de agosto e receberá inscrições de todo o território nacional

A Confraria de Autores de Canções (CONFACA) de São Roque e região, realizará no mês de aniversário de São Roque, a 1ª Mostra Confaca Online. O festival será realizado de forma virtual, por conta da pandemia do Covid-19 e contemplará compositores regionais e de todo o resto do país. As inscrições estão abertas desde o dia 16 de julho e se encerrarão no dia 30 do mesmo mês. O Festival será transmitido ao vivo, nos dias 14, 15 e 22 de agosto, diretamente da Casa Rosa Manjericão.

Serão classificadas 30 canções, sendo 15 Regionais (que contempla as cidades de São Roque, Mairinque, Alumínio e Sorocaba, onde a Confraria atua) e 15 Nacionais, que serão apresentadas nos dias 14 e 15 de agosto , destas serão escolhidas 10 canções para a Grande Final, no dia 22 de agosto. Todas as canções finalistas serão premiadas com o valor de R$ 200,00. A abertura do festival será narrada pelo jornalista e radialista são roquense, Vander Luiz. A apresentação e os comentários ficam por conta de Edson D’aísa e Isabel Pezzotta. Além de Edson e Isa, a comissão organizadora conta, também, com Carlinhos Perez, João Bid, Matheus Pezzotta e Vinícius Paes.

A idéia surgiu como forma de oferecer ao público interessado uma opção de entretenimento cultural e como forma de contemplar os artistas envolvidos, neste momento de Pandemia pelo qual estamos passando. A escolha pelo mês de agosto tem relação com o aniversário da cidade de São Roque, que neste ano não terá programação física. O formato de Mostra a nível nacional tem o intuito de trazer para a nossa região a experiência que os organizadores (que também são compositores) vivenciam quando viajam pelo país, participando de diversos Festivais de Canção Autoral. “Esse é um primeiro passo que estamos dando neste sentido de Festival nível nacional. Nosso objetivo é no próximo ano realizar a segunda edição de forma física, trazendo para nossa cidade compositores de todo o país, fomentando assim a produção cultural, o calendário de eventos e a economia local”, diz Edson D’aísa. A escolha da Casa Rosa Manjericão para realização da transmissão se dá pelo fato de ser um dos principais locais de encontro dos compositores, nos últimos anos.

Este não é o primeiro evento que a Confaca produz durante este período de Pandemia. Anteriormente o grupo já havia realizado 3 edições do Festival Confaca – “Canto de Casa”, que consistia em pocket shows, por meio de lives transmitidas nas Redes Sociais, com membros da Confraria e Convidados. “Vale ressaltar que a Mostra só se tornou uma realidade por conta dos parceiros, que tiveram a coragem de investir  neste momento qual, mais que nunca, é preciso de apoio e fomento para a arte e cultura”, comenta Isa. A 1ª Mostra Confaca Online recebeu o patrocínio e apoio cultural dos parceiros: Artbag Embalagens, Martorelli Adm. Condomínio, Agroverde S.R., Magussy, AMPF de Mairinque, Multipacking Embalagens,  Rede de Postos Cunha, Rede Bom Lugar (Mailasqui), além de amigos Marcelo Silva, Edson Caparelli, Rick Nastri.


O regulamento de participação está disponível no perfil www.facebook.com/confaca.saoroque. As dúvidas através do email: confacasaoroque@gmail.com