Conheça 15 filmes sobre o autismo

Uma lista com 15 filmes que exploram o autismo e a Síndrome de Asperger, transtorno neurobiológica mais brando que integra o espectro autista. Os longas — entre documentários, ficções e animações — exploram a forma singular de interação e expressão dessas pessoas.

1. Tudo que Quero (2017)

Dakota Fanning interpreta Wendy, uma jovem portadora de autismo submetida a uma rotina diária. Fã de Star Trek, ela deseja participar de uma competição de escrita. Decidida a entregar seu manuscrito, ela dribla sua cuidadora e sua irmã (Toni Collette), partindo em uma aventura sozinha.

 

2. Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador (1993)

Primeira indicação ao Oscar de Leonardo DiCaprio, na época com 19 anos, o filme traz o ator interpretando Arnie, o irmão caçula autista de Gilbert Grape (Johnny Depp). Após a morte do pai, Grape precisa cuidar do irmão e da mãe (Darlene Cates), além de sustentar a família. Sem entender as expectativas sociais, Arnie sempre se mete em algum problema, sendo super-protegido pelo irmão.

3. Vida, Animada (2016)

Neste documentário, conhecemos a história de Owen Suskind, um menino autista que ficou imerso em sua solidão por anos, até se envolver com os filmes animados da Disney. A família começou a interagir com ele através dos diálogos e canções das animações.

4. Rain Man (1999)

Raymond (Dustin Hoffman) é um homem autista com grandes habilidades matemáticas, cuja existência era desconhecida pelo irmão Charlie (Tom Cruise) até a morte do pai deles. Hoffman foi premiado como Melhor Ator no Oscar pela atuação no filme, que levou para casa outras três estatuetas.

5. Um Certo Olhar (2006)

Alex (Alan Rickman) dá carona a uma jovem e eles sofrem um acidente de carro, ocasionando a morte da garota. Decidido a encontrar a mãe dela, Alex vai até a casa de Linda (Sigourney Weaver), uma mulher autista, que recebe a má notícia. Ela pede para Alex ficar até o funeral e os dois acabam desenvolvendo uma amizade, ela com suas singularidades e ele com seu próprio trauma.

6. O Nome Dela é Sabine (2007)

Neste documentário, a atriz francesa Sandrine Bonnaire conta a história de Sabine, sua irmã mais nova que é autista. O longa conta com filmagens feitas ao longo de 25 anos e expõe as consequências dramáticas que os pacientes com este distúrbio neurológico podem sofrer em instituições especializadas despreparadas.

7. Temple Grandin (2010)

Premiada no Emmy e no Globo de Ouro, Claire Danes interpreta Temple Grandin, uma cientista norte-americana que superou as adversidades do autismo. Com seu doutorado, ela revolucionou o manuseio do gado, criando técnicas que ajudaram a indústria pecuária. Para viver essa mulher na telonas, Danes passou conviveu com Gradin.

8. Mary & Max – Uma Amizade Diferente (2009)

Primeira animação a abrir o Festival de Sundance, o filme centra na amizade de uma solitária menina de oito anos e um homem de 44 anos com Síndrome de Asperger. Moradores de continentes diferentes, eles trocam cartas e desenvolvem uma amizade singular. Dirigido por Adam Elliot e com dublagem dos atores Philip Seymour Hoffman e Toni Collette.

9. Fly Away (2011)

Apresentando o relacionamento familiar entre Jeanne (Beth Broderick), uma mãe solteira, e Mandy, sua filha com autismo (Ashley Rickards). Uma história de amor que aborda o crescimento de Mandy, cujas necessidades mudam à medida que ela fica mais velha.

 

10. Sei Que Vou Te Amar (2007)

Através do relacionamento de dois irmão, o filme mostra as nuances de viver com alguém que possui autismo. Na trama, Charlie (Luke Ford) possui autismo e TDAH, sendo o mais velho de dois irmãos. Thomas (Rhys Wakefield), o caçula, deseja uma vida normal, mas fica sempre constrangido pelo irmão, até sua namorada, Jacki (Gemma Ward), mudar o seu ponto de vista e fazer ele aceitar Charlie da forma que ele é.

 

11. Loucos de Amor (2005)

Com disfunções emocionais, Donald (Josh Hartnett) e Isabelle (Radha Mitchell) possuem Síndrome de Asperger. Para poder levar uma vida normal, Donald precisa ter uma rotina no seu cotidiano, mas as coisas mudam quando ele a conhece no seu grupo de ajuda. Uma mescla de instabilidade e amor.

 

12. Adam (2009)

Portador da Síndrome de Asperger, Adam (Hugh Dancy) passa a morar sozinho após a morte do pai. Mostrando o comportamento obsessivo, constrangimento social e a tendência do personagem a se sentir sobrecarregado, o filme é um romance que foca na relação dele com sua vizinha, Beth (Rose Byrne).

 

13. Código Para o Inferno (1998)

Completando 20 anos de lançamento em 2018, este longa apresenta Bruce Willis como um agente do F.B.I. que precisa cuidar de um menino autista (Miko Hughes) de nove anos que decifrou um código do governo norte- americano. Para viver o personagem, Hughes passou tempo com crianças autistas em uma escola especial e fez um trabalho com uma psicóloga para entender como se portar.

 

14. O Garoto Que Podia Voar (1986)

Girando em torno do autismo não-verbal, o filme apresenta a história de Eric Gibb (Jay Underwood), um adolescente autista que sonha em voar. Com uma guinada mais poética, a obra brinca com a ideia das pessoas começarem a achar que ele pode voar quando ele salva Milly (Lucy Deakins), sua vizinha, de uma queda.

 

15. The Story Of Luke (2012)

Imerso em um mundo superprotegido pela avó, Luke (Lou Taylor Pucci) é um jovem autista de 25 que precisa aprender a navegar no mundo quando sua avó morre. Como qualquer jovem, ele busca um emprego e um amor.

 

Extra: Forrest Gump – O Contador de Histórias (1994)

Uma das dúvidas que ronda o personagem interpretado por Tom Hanks neste drama é se ele é ou não autista. No filme, Forrest Gump é apresentado apenas como uma pessoa com baixo QI. Contudo, para alguns profissionais de análise comportamental que trabalham com indivíduos no espectro do autismo, as atitudes de Gump oferecem sinais do transtorno.

Nem Hanks ou o diretor Robert Zemeckis chegaram a comentar se o personagem é ou não autista. Além disso, o autor da obra original, Winston Groom, publicou o romance em 1986, época na qual o autismo era pouco compreendido e não amplamente reconhecido pela maioria. Groom também nunca fez afirmações sobre o assunto, fazendo com que as especulações corram sem nenhuma certeza.