Exposição Alice no País das Maravilhas – Uma Imersão nas Ilustrações de Darcy Penteado

Alice no País das Maravilhas é uma obra conhecida internacionalmente e ganhou muitas edições e ilustrações desde sua criação, em 1865. Darcy Penteado criou suas ilustrações de Alice na década de 1960 e participou de duas edições do livro da Companhia Editora Nacional, ambas com tradução de Monteiro Lobato.
Ao todo, são 76 ilustrações utilizadas na edição de 2005, com outra roupagem e uma estética totalmente nova, de um jeito único e icônico que representa fortemente a obra de Darcy Penteado. Essas ilustrações e os cenários em que estão foram utilizadas para a criação da exposição Por Dentro de Alice no País das Maravilhas, que convida o público a uma imersão nas ilustrações de Darcy Penteado.

O projeto foi contemplado no Edital Darcy Penteado 01/2020 pela Lei Aldir Blanc nº 14.017, com o título Por Dentro de Alice no País das Maravilhas – Uma Imersão nas Ilustrações de Darcy Penteado. O projeto foi adaptado para as áreas públicas em razão da pandemia de covid-19, seguindo os protocolos de segurança. O conceito de arte urbana será implementado, utilizando cartazes, impressões, grafites, além da tecnologia, por meio do aplicativo “Caça à Alice”, dando maior abrangência, acessibilidade e diversão ao conjunto da exposição pública. Terá também, em contrapartida, a participação e interação da rede pública de ensino por meio de atividades sugeridas na grade escolar, agregando o conhecimento sobre pontos turísticos da cidade e o resgate cultural da obra de Darcy Penteado.

A exposição terá um roteiro composto de 14 locais (entre eles, alguns pontos turísticos da cidade), onde estarão as instalações que se integrarão com a paisagem urbana. A instalação foi pensada para que não haja aglomeração, por esse motivo foram escolhidos locais distantes um do outro, todos em local aberto e com espaço para distanciamento social. 

O visitante poderá, com o uso de aplicativo ou de mídias sociais como o WhatsApp, ter acesso a informações sobre a obra e o local e o desafio de completar todo o circuito da exposição proposto pela caça à Alice pela cidade. Assim, ele passará por diferentes experiências e poderá ter suas próprias aventuras.


Pretendemos, com essas ações, promover uma nova forma de interação com a arte, proporcionando conhecimento da cidade por meio de uma imersão recheada de fantasia e imaginação numa obra clássica ilustrada por um artista são-roquense, Darcy Penteado, valorizando assim suas obras tão pouco conhecidas no município. 

Previsão de abertura: 30 de abril de 2021

Proponente: Matheus Albuquerque 

Para saber mais acesse as redes sociais

Instagran @alicepordarcypenteado

Facebook @alicepordarcypenteado

Baixe o aplicativo –  Caça à Alice no País das Maravilhas (disponível na Play Store)