Oficina explora protagonismo negro no cinema de horror

Em uma iniciativa conjunta entre a Divisão de Cultura de São Roque e o Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som), a cidade receberá no próximo dia 25 de abril uma oficina sobre o protagonismo negro nos filmes de horror. O evento contará com a presença do pesquisador Carlos Primati, especialista em cinema fantástico, que promete explorar desde os primórdios da Blaxploitation até os filmes contemporâneos.

O local escolhido para sediar a oficina será a Sala de Cinema e Oficinas Pontos MIS, no C.E.C.T. Brasital. Com início às 18h e término previsto para às 22h, a atividade promete ser uma imersão de quatro horas no universo do cinema de horror sob a perspectiva da representatividade negra.

O tema não poderia ser mais relevante, já que os filmes de terror têm uma relação intrínseca com a história das pessoas negras, refletindo a luta do oprimido contra seus algozes. A oficina pretende desvendar como essa representação evoluiu ao longo do tempo, desde os primeiros passos dados em A Noite dos Mortos-Vivos (1968) até os recentes sucessos de Jordan Peele, como “Corra!” (2017) e “Nós” (2019).

Com 40 vagas disponíveis, a oficina é gratuita e destinada a maiores de 16 anos. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail cultura@saoroque.sp.gov.br ou presencialmente na Divisão de Cultura, na Brasital, bastando apresentar ou enviar o nome completo e um documento com foto .

Para os amantes do cinema e da discussão sobre representatividade, esta é uma oportunidade única de aprender e trocar experiências sobre um dos gêneros mais fascinantes da sétima arte.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.