Oficinas gratuitas de Animacel e Planejamento de Gravação de Música serão oferecidas à população

Duas oficinas culturais serão realizadas na cidade nas próximas semanas, por meio de parcerias com o Governo do Estado – Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis, Oficinas Culturas e a Prefeitura de Alumínio.

Uma delas será a Oficina Planejamento de Gravação de Música com Ricardo Cantaluppi nos dias 25 e 26 de novembro das 17h às 21h no Auditório da Escola de Música Enoque Silva. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 e os interessados devem ter no mínimo 16 anos. Ao todo são 30 vagas e a seleção será por ordem de inscrição.

O objetivo desta oficina é fornecer informações e ferramentas práticas para que artistas, agentes culturais, representantes de coletivos, de movimentos e de instituições culturais possam atuar de modo eficaz no setor viabilizando seus projetos concretos. A ideia é preparar os participantes para identificar e aplicar as melhores práticas para planejamento, desenvolvimento e produção de produtos para o mercado da musica. Dotar os participantes de conhecimentos sobre o conjunto de habilidades-chave que permitam a identificação de oportunidade, sua retenção, transformação e colocação do produto acabado no mercado. A partir da utilização de exemplos de projetos musicais, cases do mercado, o curso apresentará as partes que estruturam um planejamento de gravação em etapas sucessivas de pré-produção, produção e pós-produção.

A outra Oficina será de Animacel com a coordenação de Eliana Ribeiro. Acontecerá no dia 29 de novembro das 9h às 18h, na Biblioteca Municipal. As inscrições acontecem até o dia 28. São ao todo 20 vagas e indicada para pessoas acima de 16 anos.

A arte de dar vida (anima – alma) a qualquer tipo de objeto ou mesmo nosso próprio corpo sempre existiu. Desde os desenhos rupestres e as sombras animadas nas paredes das cavernas com auxílio das tochas, até hoje somos instigados a representar o movimento. Neste encontro os participantes aprenderão a criar curtas-metragens com o celular e entrarão em contato com conceitos introdutórios do cinema de animação.

Sobre os coordenadores

Ricardo Cantaluppi, músico, atua há 40 anos como produtor musical, coordenador de A&R (artista e repertório), diretor e roteirista de shows musicais, diretor de produção de filmes musicais, projetista e diretor de artes na criação de embalagens de produtos fonográficos e audiovisuais musicais. Com passagens pelas gravadoras Polygram (atual Universal), Abril Music, Deckdisc e Kuarup Música, desde 2017 vem aplicando seus conhecimentos transdisciplinares na coordenação de oficinas, workshops e cursos na área da Economia da Música.

Eliana Ribeiro é formada em Bacharelado e Licenciatura em Educação Artística com habilitação plena em Artes Plásticas pela UNICAMP (1992). Trabalha com direção de arte, montagem e cenários de curtas e longas-metragens. Também realiza oficinas de cinema de animação desde 2007 ensinando várias técnicas como desenho animado, sombra chinesa, stop motion e pixilation.