Prazo para inscrições no Festival de Artes Híbridas termina nesta terça-feira (23)

Artistas da Região Metropolitana de Sorocaba ainda podem se inscrever em dois editais

Com o objetivo de reunir a produção artística das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba, o Festival de Artes Híbridas continua com inscrições abertas para participação em dois editais: a Mostra de Artes Híbridas e as Ações Formativas. O período de inscrição vai até o dia 23 de fevereiro e as propostas selecionadas receberão uma premiação em dinheiro, de acordo com o edital escolhido. Um dos pilares do projeto, a Incubadora de Estudos Performativos, já teve seu prazo de inscrição encerrado, no último dia 16.

“Por ser um projeto contemplado pelo Edital Proac, os artistas inscritos precisam estar vinculados a um CNPJ para receber o prêmio, mas isso não é uma limitação. Caso o artista não possua empresa, mas alguém da ficha técnica tenha, a inscrição pode ser por um dos integrantes do projeto que pode, inclusive, ser um Micro Empreendedor Individual (MEI)”, esclarece Robson Catalunha, idealizador e diretor do festival.

Um pouco mais sobre artes híbridas

Atualmente, por conta da pandemia, as fronteiras entre as artes, que já eram híbridas, foram explodidas e implodidas. O próprio espetáculo teatral, quando apresentado em vídeo por conta do isolamento, pode não ser encarado como teatro por alguns. No cinema, também há exemplos dessa exploração dos limites entre duas artes. Um deles é filme “Dogville”, dirigido por Lars Von Trier, onde as fronteiras de teatro e cinema são completamente borradas. Na televisão, por exemplo, Luis Fernando Carvalho trouxe para a minissérie “Hoje é dia de Maria” uma interpretação teatral, misturando elementos dos dois universos.

Essa combinação não é uma novidade. Muitos artistas, durante o processo de criação, se inspiram em outras áreas para compor seus trabalhos. A pandemia, com espetáculo, palestras, performances, sendo transmitidas em vídeo, só reforçou essa diluição da divisão.

Os editais em aberto

Para quem quer se inscrever, ainda é possível participar de duas ações. A Mostra de Artes Híbridas tem como objetivo reunir 30 experimentos artísticos, registrados em vídeo (com duração entre 3 e 5 minutos) que dialoguem com o conceito de artes híbridas. Cada uma das propostas selecionadas será exibida, virtualmente, no Festival de Artes Híbridas, que ocorre entre os dias 1 e 17 de abril de 2021. Além disso, o proponente receberá um valor total de R$1.000 (mil reais).

Já o Ações Formativas tem a finalidade de selecionar 30 propostas de ações formativas de caráter cultural, por exemplo, debates, palestras, oficinas, workshops e até mesmo o processo de criação de um produto artístico. A proposta é promover um        compartilhamento de processos criativos e a troca de conhecimentos e saberes entre os artistas. As ações devem ser registradas em vídeos (entre 30 e 60 minutos de duração) e cada projeto selecionado receberá R$500 (quinhentos reais).

Uma das propostas do Festival de Artes Híbridas é marcar um espaço de resistência no combate ao conservadorismo da atualidade. Os editais e inscrições estão no website do projeto: www.festivaldearteshibridas.com

O Festival de Artes Híbridas é um projeto contemplado pelo Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc, nº 40/2020, chamado “Produção e Realização de Festival de Cultura e Economia Criativa com Apresentação Online”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Para acompanhar de perto as novidades e o período de inscrição para os editais, confira as redes sociais do projeto, procurando por Festival de Artes Híbridas, no Facebook e no Instagram.